Buscar

Juiz Fernando Moreira Freitas comemora sucesso da 23ª edição do Enapa em Bonito

Cb image default

O juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, de Sidrolândia, comemora o sucesso de um grande evento realizado no Centro de Convenções de Bonito, o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), um dos mais importantes eventos sobre adoção na América Latina.

Organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Afagas, de Sidrolândia, com total apoio do Poder Judiciário de MS, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ) e da 2ª Vara de Sidrolândia, além de outros parceiros, a 23ª edição tem como tema Adotar é + que Bonito.

A abertura do Enapa foi prestigiada por autoridades que entendem que criança tem prioridade absoluta, como o Des. Divoncir Schreiner Maran, presidente do TJMS; o Des, Alexandre Bastos, a juíza Katy Braun do Prado, que responde pela CIJ; os juízes Walter Arthur Alge Netto, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, Eguiliell Ricardo da Silva, Raul Ignatius Nogueira, Melyna Machado Mescouto Fialho, Thielly Dias de Alencar Pithan e Silva, Alessandro Leite Pereira, Giuliano Máximo Martins, Paulinne Simões de Souza, além de promotores, defensores, palestrantes renomados nacional e internacionalmente, integrantes de grupos de adoção de todo o Brasil.

Também participaram da abertura o prefeito de Bonito, Odilson Arruda Soares, a vice-governadora Rose Modesto, o Secretário de Cultura e Cidadania Athayde Nery, e os mais de 900 inscritos de todo o país. O evento é voltado para pessoas que buscam trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.

O juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, de Sidrolândia, agradeceu a presença de todos e contou que a realização do Enapa em MS era um sonho impossível que, com o empenho de todos, tornou-se realidade. “Para cada detalhe do evento nos diziam: isso será difícil, é complicado, existem problemas de logística, mas nós acreditamos e esse evento, com a presença de vocês, é um sonho impossível realizado”.

Fernando agradeceu ao Des. Divoncir Schreiner Maran por todo o apoio recebido do TJMS, fez uma referência especial à sua equipe, que tanto trabalho para a realização do encontro, e pediu a todos os juízes, promotores, defensores presentes que subissem ao palco para, juntos, declararem aberto o XXIII Enapa.

A primeira conferência foi responsabilidade de Aly Baddauhy Jr, coach e palestrante, com o tema Não Abandone os Seus Filhos!. Ele destacou que o ser humano tem necessidade de pertencimento, falou dos vínculos naturais, das dores e citou situações para exemplificar que, quando se tem problemas com esses vínculos, a pessoa fica presa à sua raiz.

“Quando estou preso na raiz, fico de costas para a vida, mas todos temos um lar emocional. Quando a pessoa fica sob forte estresse tem a tendência de procurar seu lar emocional, que tem a ver com pai e mãe. Então nos perguntamos: a adoção está a serviço de quem? Quando está a serviço do adotante, temos um conflito porque a adoção tem que estar a serviço da criança”.

Após a palestra, os participantes foram recebidos em um jantar, no Espaço Guató, e presenteados com um show do cantor Almir Sater que é um dos maiores ícones da música sul-mato-grossense.

Novidade - A edição sul-mato-grossense do Enapa teve novidades: o Enapinha e o Enapa Jovem, eventos que acontecem paralelamente com as atividades do Enapa, para as crianças e adolescentes que acompanharem os participantes. Atividades lúdicas e pedagógicas foram separadas em três grupos: Lobinhos, Arara Azul e Onça Pintada. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ/MS)

Redação – Noticidade