Buscar

Indígenas aderem a movimento nacional e realizam manifestações em Sidrolândia

Nesta quarta-feira (05) indígenas de Sidrolândia realizam a 1 ª Marcha pela Educação Indígena,  movimento nacional organizado pelo Fórum de Educação Indígena que visa repudiar a forma como o Governo Nacional está tratando as causas indígenas e fortalecer os movimentos contra a reforma da previdência.

As manifestações começaram por volta das 08 horas, quando um grupo de indígenas saiu da Escola Cacique João Batista Figueiredo em marcha até a Câmara Municipal, onde homens, mulheres, crianças, estampavam faixas com pedidos de melhorias e frases de repúdio ao Governo.

Os vereadores Carlos Tadeu (PMDB), Jonas (PMDB), Otacir Figueiredo (PROS) e Carlos Henrique (PDT), acompanharam o movimento e incentivaram os indígenas, uma guarnição da Polícia Militar também acompanhou a manifestação.

Mobilização Nacional - A Mobilização Nacional da Educação Escolar Indígena, é um movimento dos povos indígenas do Brasil e seus apoiadores, tais como UNIVERSIDADES, ONGS, Sindicatos, Associações e indigenistas.

Historicamente os povos indígenas foram submetidos a imposição colonial eurocêntrica assim como em outras sociedades colonizadas. Estas imposições significou uma grande perda e transformação cultural, material e imaterial  na vida dos povos indígenas.

A educação escolar para índio cujas metodologias era pensada nos moldes ocidentais a integração destes a sociedade, um projeto de sociedade hegemônica, integracionista, desenvolvimentista. Resultando em grandes perdas, o genocídio e etnocídio das populações indígena do Brasil, e a perda do seus territórios tradicionais.

Uma grande virada histórica aconteceu a partir das inquietações e indignações dos povos indígenas e seus parceiros podemos chamar isso de uma grande Retomada para a autonomia dos povos indígenas em vários espaços políticos e sociais.

Isso resultou numa grande conquista na Constituição Federal de 1988, os Art. 231 e 232, LDB Art. 78, OIT entre outras deliberações. Novos embates surgiram, agora para por em prática os direitos adquiridos Constitucionalmente.

Para tanto, a MARCHA NACIONAL PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, organizações indígenas e seus parceiros no dia 05 de abril irão para as ruas em mobilização  reivindicar ao estado brasileiro, ou seja ao Congresso Nacional e ao presidente da República  que seus direitos sejam respeitado. Uma vez que constantemente o Congresso Nacional se manifestam através de Proposta de Emenda Constitucional, uma tentativa de mudar a Constituição e ferir os Direitos adquiridos.

Rallph Barbosa - Noticidade