Buscar

Incêndio há oito dias já destruiu 1 mil hectares de margem do rio Formoso

O incêndio que começou no dia 9 de fevereiro causado por dois raios que caíram no campo de uma fazenda no banhado do rio Formoso, em Bonito, distante 257 km de Campo Grande, destruiu mil hectares. Oito dias depois, o fogo foi controlado, mas chamas ainda queimam palhada seca existente no local.

Conforme o secretário de Meio Ambiente de Bonito, Alexandre Ferro, não tem como apagar o fogo que queima a palhada seca, porque a área é alagada. |Não tem como entrar no local, não tem como ter acesso à essa região nem de carro, daria para apagar com avião, mas não temos como fazer isso|, afirma.

Ainda segundo ele, como os dias estão quentes e não chove, as chamas não apagam facilmente. |O fogo estava controlado, mas os ventos reviveram as chamas que estão no meio do banhado. Ontem o Corpo de Bombeiros de Jardim retornou ao local para ajudar no controle do fogo, e o que deu para ser feito, fizemos|, explica.

A estimativa é que 30% da área total do banhado, foi queimada. |Não fizemos medição da área queimada porque precisa de GPS, mas a estimativa é que mil hectares foram queimados|, alega o secretário.

Incêndio - No fim do dia 9 de fevereiro, pelo menos dois raios atingiram uma fazenda que fica às margens do rio Formoso. Como o capim estava seco, as chamas pegaram e os ventos colaboraram para que o fogo se espalhasse.

Três fazendas que fazem divisa com o rio, foram atingidas pelo fogo, sendo a Belo Horizonte, Barreiro Grande e fazenda Lombas. Como a área é alagada, não tem como fazer o controle das chamas que consomem o capim seco.

Campo Grande News