Buscar

Homem morre em incêndio após PM de distrito não conseguir acionar Bombeiros de Sidrolândia

Um caso envolvendo a morte de um homem de 34 anos, identificado como Renato de Almeida Campos, ganhou destaque no estado nesta semana após a declaração de um policial que disse não ter conseguido acionar o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate e apagar as chamas.

De acordo com as informações, a vítima morreu durante incêndio em uma residência na Rua dos Cacharas, em Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti.

Um policial militar que atendeu a ocorrência alega ter ligado para o Corpo de Bombeiros, mas não foi atendido, conforme o boletim de ocorrência.

A Unidade da PM foi acionada via 190, para atendimento a um incêndio, mas como a viatura está em manutenção, um dos policiais usou meio próprio para ir ao local. Como não encontrou o endereço na primeira tentativa, voltou ao centro do distrito e pediu apoio a um motociclista, que conseguiu ajudá-lo.

Na rua informada, encontrou a casa em chamas, mas foi impossível ver se tinha alguma vítima no interior da casa. O militar, então, retornou ao GPM (Grupamento da Polícia Militar) para ligar para o Corpo de Bombeiros, mas não foi atendido.

De acordo com o BO, um segundo militar da PM foi comunicado para solicitar apoio do 1º Subgrupamento de Bombeiros/Aquidauana, porém as ligações também não foram atendidas.

O comandante do Getam (Grupo Especializado Tático Motorizado) precisou se deslocar ao quartel para informar da ocorrência, mas ninguém compareceu ao local do incêndio.

Por fim, foi solicitado apoio da equipe da PM de Piraputanga para retornar ao local e averiguar a situação, que ainda encontrou alguns cômodos pegando fogo. A vítima estava em um dos cômodos com o corpo parcialmente queimado.

Os militares isolaram o local e a Polícia Civil de Dois Irmãos do Buriti foi acionada. Segundo informações, o caso aconteceu porque o 1º SGBM de Aquidauana é responsável pelo atendimento nas regiões do próprio município, de Anastácio, Miranda, Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti. Porém, segundo a Cabo Rose do Corpo de Bombeiros, o atendimento do distrito de Palmeiras é responsabilidade de Sidrolândia.

“Tem regiões de Palmeiras que caem em Sidrolândia e outras em Campo Grande. Ontem, o pessoal foi até o quartel, mas a informação não chegou como ocorrência, mas sim como comunicado. Desde ontem, enfrentamos problemas no 193”, disse. O caso foi registrado como morte a esclarecer na DP de Dois Irmãos Buriti.

Em contato com o Corpo de Bombeiros de Sidrolândia, o Noticidade recebeu a informação de que o Quartel é responsável apenas por serviços administrativos (como vistorias, laudos técnicos, etc), já o atendimento operacional (com vítimas e casos de emergência), são de responsabilidade de Aquidauana, pois o município é mais próximo do distrito e o atendimento pode ser feito com mais rapidez.

Segundo os representantes do quartel de Sidrolândia, uma reunião está marcada para esta segunda-feira com o Comandante de Aquidauana, Sidrolândia e o Comandante dos quarteis do interior, para esclarecimento do caso.

Rallph Barbosa – Noticidade