Buscar

Hacker invade perfis no Facebook de sidrolandenses e causa alerta no município

A redação do Noticidade recebeu nas últimas semanas, inúmeros relatos de pessoas que tem tido seu perfil no Facebook invadido por um Hacker, que provavelmente é morador da cidade, e está ficando no público feminino.

De acordo com os relatos, mesmo sem ter o e-mail nem a senha de suas vítimas, o invasor consegue entrar no perfil e mudar os dados para que a vítima perca totalmente o acesso a sua conta.

Em um dos casos, a vítima Gabriela Arantes, de 20 anos, relatou que após invadir seu perfil, o hacker começou a mandar mensagens para os amigos do bate papo solicitando que eles mandassem seus e-mails para “ajuda-la” em um possível problema.

Várias pessoas acabaram acreditando se tratar de Gabriela realmente e acabaram cedendo os dados ao invasor, que provavelmente com o e-mail das vítimas, consegue invadir os perfis com mais facilidade.

No geral, o objetivo destes invasores é conseguir acessar as conversas privadas das vítimas para procurar imagens ou conversas comprometedoras com o intuito de até mesmo chantageá-las.

No último caso, relatado ontem, quinta-feira (26), a vítima Daniela Fávero, de 22 anos, disse que ao tentar acessar sua conta notou o aviso de que a senha havia sido trocada, e começou a receber mensagens de amigas pelo whatsapp relatando que alguém estava mandando mensagens usando a conta da vítima.

Em posse do perfil do Facebook da vítima, o invasor conseguiu também acessar o instagram, que era vinculado com a conta e exigiu que a vítima criasse outro perfil para “negociar” a devolução do perfil original.

A vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil para relatar o caso, porém em Sidrolândia não há um setor especial que cuide de crimes da internet e os boletins de ocorrência por dano são mediante casos onde as vítimas sofrem prejuízo financeiro, o que não é o caso.

Sem registrar o boletim de ocorrência, a vítima procurou um especialista em redes sociais que com o domínio nos métodos de recuperação de contas, conseguiu êxito em recuperar seus dois perfis e melhorou a segurança da conta, que era vulnerável.

Proteja sua conta – No geral, os invasores procuram contas com o endereço de e-mail não ativado e praticar um golpe muito simples, mas que acaba funcionando de maneira muito eficaz, quando as pessoas criam seus perfis com e-mails aleatórios que não são cadastrados no “outlook”, o que o invasor faz é criar um e-mail no outlook similar ao que a vítima colocou no Facebook e usa o método “recuperar conta por e-mail”, por isso, é fundamental que seu email seja ativado.

Caso você não tenha domínio das ferramentas do Facebook e queira proteger sua conta de maneira mais eficaz, você pode procurar um especialista que irá te recomendar ou até configurar seu aparelho, em Sidrolândia você pode entrar em contato através do número (67) 9.9636-4538 pelo whatsapp.

Denúncia – No Mato Grosso do Sul, os casos de crimes de internet podem ser registrados na Devir (Delegacia Virtual) através do site http://devir.pc.ms.gov.br ou no Laboratório de Informática na Capital.

Redação – Noticidade