Buscar

Governo do MS unifica política de inspeção rural com PR, SC e RS

O governador sul-mato-grossense Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou nesta quarta-feira (8) em Cascavel (PR) o acordo que unifica as políticas de defesa agropecuária de Mato Grosso do Sul com a dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os quatro estados fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).

A assinatura foi realizada durante o Show Rural, evento realizado durante esta semana no interior paranaense. A resolução trata do projeto de lei que autoriza a equivalência dos serviços estaduais de inspeção de produtos de origem animal entre os membros do Codesul. O projeto de lei deverá ser enviado em breve para o legislativo de cada estado.

Com o acordo, que ainda precisa ser ratificado pelas respectivas assembleias legislativas, será possível o reconhecimento bilateral na fiscalização dos produtos, fazendo com que haja livre circulação entre os estados. Os serviços serão feitos tanto por servidores estaduais como por empresas credenciadas pelo Poder Público.

|Temos um mercado aberto onde a demanda deve dobrar nos próximos 50 anos, e quem é que pode assumir isso? Nós podemos ocupar esse mercado se tivermos uma integração nas políticas públicas, normas estáveis que forneçam segurança jurídica para atrair empresários|, explica Reinaldo.

Já o secretario de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, comenta que as normas vão atingir todos os produtos de origem animal - carnes bovinas e suínas, queijos, doce de leite, embutidos no geral, entre outros.

|Tem uns três ou quatros anos que existe essa expectativa dentro do nicho produtivo. Isso vem sendo discutido, e temos aparado as arestas, porque cada estado tem suas peculiaridades que têm que ser consideradas|, frisa Lamas.

Campo Grande News