Buscar

Governador é recebido com carinho por produtores e faz entrega de equipamentos

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), esteve em Sidrolândia neste fim de semana para participar da entrega de uma patrulha mecanizada que vai atender a cooperativa e as famílias da região. Para os beneficiados, a visita foi considerada emblemática, tanto por ser inédita como também por abrir perspectivas de melhoria na qualidade e quantidade da produção, atingindo a geração de renda dos pequenos produtores da região.

“É o primeiro governador que a gente já teve aqui no assentamento”, comemorou Lurdes de Fátima Farias, de 57 anos, que mora há nove anos no Eldorado I, onde foi feita a primeira entrega de maquinário. Foi seu marido, João de Souza, de 75 anos, quem procurou Reinaldo Azambuja, à época ainda deputado federal. O pedido foi atendido por meio de emendas parlamentares liberadas já em sua gestão no Governo do Estado.

 “Tem gente que coloca o grande produtor de um lado e o pequeno do outro. Eu não vejo assim: nós estamos todos no mesmo barco. A gente tem que se juntar para trabalhar pelo desenvolvimento do Estado”, declarou o governador, ao ressaltar que 70% dos alimentos servidos na mesa dos brasileiros foram produzidos por agricultores familiares.

Na conversa com os assentados, o governador mostrou conhecer de perto a realidade das famílias. “Muitos lutaram a vida toda para conseguir um pedaço de terra”, afirmou Reinaldo Azambuja. A segunda dificuldade pela qual os assentados passam, prosseguiu ele, é referente à legalização dos títulos de posse das terras. Por último, o governador destacou o desafio de dar condições para esses agricultores produzirem tanto para seu consumo e permanência no campo quanto para o restante da sociedade.

“A agricultura familiar do Mato Grosso do Sul vai ter um grande incremento de equipamentos para facilitar a vida do pequeno produtor”, afirmou o governador, ao comentar os investimentos na ordem de R$ 50 milhões que permitirão a aquisição de 2.000 equipamentos, a serem entregues aos assentados até o final do próximo ano.

A intenção do Governo do Estado é dar suporte para melhorar a produção para consumo interno. Atualmente, 80% das frutas e legumes consumidos em Mato Grosso do Sul vêm dos estados de São Paulo e do Paraná.

“A diferença agora com a patrulha vai ser vista na produção”, confirmou Francisco Ferreira Costa, de 65 anos. Assentado no Eldorado I há dez anos e atual produtor de leite, ele vinha enfrentando dificuldades para fazer todo o trabalho de preparo do solo sem nenhum equipamento. “A gente não tinha onde se apegar. Agora vou poder arar a terra, que vai melhorar o pasto e aumentar o leite do gado”, explicou.

A intenção do Governo do Estado é dar suporte para melhorar a produção para consumo interno.

A patrulha que vai melhorar a vida de Francisco e dos demais assentados é formada por um trator agrícola, uma grade aradora, uma grade niveladora, um rotoencanteirador e uma pá carregadeira. Sonho antigo da comunidade, os equipamentos permitirão que em algumas horas seja feito o trabalho que levaria semanas somente na enxada.

A ordem para concessão das patrulhas foi assinada pelo governador e pela vice-governadora Rose Modesto, que acompanhou as entregas e também participou do almoço no assentamento.

Presidente da cooperativa Eldorado II, Rubens Martins destacou que o uso da patrulha será intermediado pela cooperativa, mas irá beneficiar a todas as famílias. “É para aquele que quer produzir”, garantiu.

A fala do governador expressa não somente a receptividade dos assentados – com quem tomou café da manhã, almoçou e conversou em uma roda de tereré. Mas remonta às origens de sua família. O avô de Reinaldo Azambuja foi o primeiro dentista de Sidrolândia e sua família passou a vida toda no município. “Sempre tive orgulho das minhas origens como produtor rural e tenho uma cumplicidade com Sidrolândia”, declarou.

A visita foi considerada inédita como também abriu perspectivas de melhoria na qualidade e quantidade da produção dos assentados.

Prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli, agradeceu a parceria do Governo na compra dos equipamentos. “Isso vai fazer o município progredir”, destacou. Ascoli lembrou ainda que diversos outros investimentos estão sendo feitos pela gestão estadual, como a estrada de acesso ao Eldorado I, que está sendo pavimentada pela gestão estadual para facilitar o acesso das famílias e melhorar o escoamento dos produtos.

Diretor da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, também presente, ressaltou a importância do maquinário para as famílias e o empenho do Governo na captação de recursos federais via Agraer. “Foi o governador que mais conseguiu recursos. E nós vamos entregar esse dinheiro todo a vocês na forma de maquinário”, afirmou. (Com informações, Danúbia Burema – Subsecretaria de Comunicação)