Buscar

Festa do Laço começa no dia 07 de abril em Maracaju com cerca de 50 equipes

Cb image default

O 2º Encontro de Laço Comprido etapa CIGA em Maracaju, será realizado do dia realizado de 7 a 9 de abril, conforme divulgou o Sindicato Rural de Maracaju, que organiza o evento através do Clube Acatama.

De acordo com os organizadores, um grande público é esperado durante a festa, que reunirá cerca de 50 equipes com os melhores laçadores do estado em uma disputa emocionante durante os três dias de prova.

No total serão cerca de 250 laçadores competindo em busca dos melhores resultados e de acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke, a expectativa é de sucesso.

“Tenho certeza que o evento mais uma vez superará as expectativas, agradeço ao nosso amigo Marcos Lopes Nogueira (Marcão), patrão do evento, pela organização e dedicação em fazer desta, uma festa de grande sucesso não apenas para nosso município, mas também para todo o estado do MS”, ressaltou o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke.

O evento também contará com o tradicional baile Caarapé, com a animação de Espindola. A entrada é franca e estacionamento gratuito, “convidamos toda a população de Maracaju e região para esta grande festa, tenho certeza que o público ficará satisfeito em prestigiar esta grande festa realizada pelo Clube de Laço Acatama”, destacou o Patrão do evento Marcão.

HISTÓRIA - A colonização do antigo Mato Grosso teve por base o triângulo homem, boi e cavalo. Don Alvar Nunes Cabeça de Vaca adquiriu uma manada de 1000 cabeças de gado vacum, alguns touros e umas dezenas de animais cavalares em São Vicente, em 1767, na Província de São Paulo, onde todos eles passaram pelo interior do Brasil até chegar a Assunção.

Na região foram encontradas sementes do gado Baguá e dos Cavalos Chimarrões. Bandeirantes e Mamelucos também andaram por aquelas terras caçando e capturando índios para levar como escravos para suas respectivas lavouras de café e cana de açúcar.

Os primeiros Mineiros chegaram ao Mato Grosso por volta de 1842, encontrando gado por lá. As Forças Brasileiras também cruzaram esse campo de vacarias em 1865. E, nessa mesma guerra, dos ataques dos soldados paraguaios, durante a Retirada da Laguna, certamente também se extraviaram alguns cavalos nessa região.

De lá pra cá, a pecuária não parou mais de se desenvolver. Tornamo-nos o primeiro rebanho do Brasil. Homens campeiros que iniciaram a colonização do MT. Por isso, podemos dizer hoje que eles são o sustentáculo da economia do Estado. E esses homens são os responsáveis pelos Clubes de Laço da Federação de Clubes de Laço do MS.

Graças às magníficas pastagens naturais, o gado vacum e cavalar desenvolveu-se muito bem e, em poucas décadas, já existiam manadas baguais em todos os recantos, principalmente no Pantanal.

O evento que acontece de 7 a 9 de abril é realizado pelo Clube do Laço ACATAMA, e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura de Maracaju e CIGA (Circuito Independente do Grupo A). (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Rallph Barbosa – Noticidade