Buscar

Falta de chuva em regiões de Maracaju provoca perdas de até 50% na produção de soja

Cb image default

O que temos visto na área urbana é muita chuva quase todos os dias, porém em áreas específicas isso não está ocorrendo. Lavouras de Maracaju estão registrando escassez de chuva, assim como em várias regiões de Mato Grosso do Sul.

Isso deve ser motivo responsável pela quebra de 8% a 10% na safra de soja do biênio 2018/2019, anteriormente prevista em 10 milhões de toneladas. Em alguns municípios, principalmente na região sul do Estado, as perdas chegaram a 50% da produção estimada.

Os dados estão sendo atualizados pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). O presidente da entidade, Juliano Schmaedecke, disse que choveu em regiões muito próximas de onde se registra escassez há semanas. “Em Maracaju não chove há 34 dias e, a uma distância de 15 quilômetros, está tudo bem, chove direto”, citando como exemplo Nova Alvorada, Dourados e Ponta Porã.

Com a quebra de até 10%, a safra estimada para o biênio pode ficar de 9 a 9,2 milhões de toneladas, já que a expectativa era de produção de soja de 10 milhões de toneladas.

Esse resultado está abaixo do alcançado na safra passada, que foi de 9,3 milhões de toneladas do grão. Schmaedecke disse que ainda há expectativa de fechar a estimativa em 9,5 milhões de toneladas até o fim do ano, já que a previsão de chuva ainda pode salvar a produção em algumas áreas.

Redação – Noticidade