Buscar

Epidemia: Com lixo em toda parte, Sidrolândia já lidera ranking da Dengue no Estado

Cb image default

A população de Sidrolândia está sofrendo com entulhos em diversas áreas, terrenos baldios e inclusive particulares que evidenciam a falta de educação de muitas pessoas e também a ineficácia do setor público em fiscalizar e até multar os responsáveis, além de não promover a limpeza dos referidos terrenos.

O Município pode sofrer uma epidemia da Dengue se não houver mobilização da sociedade. Sidrolândia inicia o ano com maior número de casos positivos em MS. A Secretaria de Estado de Saúde anunciou que Sidrolândia tem 5 casos confirmados de dengue, e o próximo boletim epidemiológico previsto para a quarta-feira (23/01) pode contabilizar mais vítimas.

Conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 1 caso foi confirmado via critério laboratorial e 4 por clínico-epidemiológico. Até o dia 15 de janeiro, Sidrolândia figurava como o 8º município em notificações (suspeitos), 31 neste novo ano, e ainda há 8 pacientes fazendo controle laboratorial (coleta de sangue a cada 48 horas) para controle das plaquetas.

Todos os pacientes tiveram material coletado para envio ao laboratório para se confirmar ou descartar a dengue.

Prefeitura quer ajuda - Como ocorre todos os anos, o envolvimento dos moradores é fundamental para o êxito do combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, que está se proliferando em proporção preocupante, segundo a Secretaria de Saúde do município.

Agentes de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura trabalham diariamente com visitas em residências e terrenos baldios. A finalidade é eliminar recipientes que acumulem água e sirvam de criadouro para o mosquito, ao mesmo tempo em que orientam os moradores sobre a responsabilidade de cada um em contribuir com o combate ao aedes. A prefeitura informa que cabe ao cidadão a limpeza do quintal ou terreno de sua propriedade.

Redação – Noticidade