Buscar

Deliberação avança e sindicatos aceitam proposta de negociação da prefeitura

Cb image default

Ontem (20), durante o dia todo, mais de 80 professores da rede municipal de ensino com apoio da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e o SIPREMS (Sindicato dos Profissionais da Rede de Ensino Municipal de Educação Básica de Sidrolândia/MS) promoveram uma paralisação para cobrar a Lei de Reajuste Salarial dos Professores e Professoras, Concurso Público, e atualização do Plano de Cargos e Carreiras.

Conforme o Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira a paralisação foi pela falta de cumprimento da Lei Municipal de Reajuste; pelo recebimento do retroativo dos percentuais preceituados no Art. 127 da Lei 110/2016; pela negociação dos percentuais de 2018, pela realização de concurso público na Rede Municipal de Ensino e pela atualização do Plano de Cargos e Carreiras.

No período da manhã a categoria se reuniu em Assembleia e depois se deslocou em caminhada até a Prefeitura Municipal para garantir que o governo municipal recebesse a Comissão de Negociação da FETEMS e do SIPREMS. 

A categoria deliberou em assembleia pela aceitação da proposta apresentada com 01 voto de abstenção, 01 voto contrário e 83 favoráveis.

Durante as negociações, a equipe de Governo da Prefeitura se comprometeu em atender várias reivindicações da categoria, garantindo que alguns prazos fossem estabelecidos para o cumprimento das mesmas. “A reunião com a equipe da prefeitura avançou e garantiu a realização de Concurso Público, a incorporação da Regência, a readequação do Plano de Cargos e Carreiras e mudança no Estatuto, com o intuito de regulamentar pontos da Lei que ainda não estavam fechados. Foi uma grande conquista para Professores de Sidrolândia”, pontuou o Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira.

“O SIPREMS agradece o acompanhamento e empenho da FETEMS na mobilização da categoria para o enfrentamento de um embate político educacional, no qual estava parado há seis meses. Conquistamos a incorporação imediata da regência de classe no salário base, o lançamento do edital para concurso público para os profissionais em educação até 01 de junho, 60 dias para apresentação de uma proposta para o pagamento dos valores referentes à equiparação salarial – contemplado na lei 110/2016, referente ao ano de 2017 –, formação de uma comissão composta por representantes do executivo, legislativo, FETEMS e SIPREMS para a elaboração do Plano de Cargos e Carreiras, que deve ser concluído no prazo de 90 dias”, finalizou a Presidente do SIPREMS de Sidrolândia, Maristela dos Santos Ferreira que juntamente com vários professores, esteve na Câmara Municipal cobrando empenho dos vereadores em apoio à causa.

De acordo com a Prefeitura, mesmo antes da manifestação, o governo já havia anunciado a realização do Concurso Público e destacou que isso só depende da aprovação da Lei da reforma administrativa que vai tramitar na Câmara e isso já atende uma das demandas da classe de professores e as outras demandas estão sendo deliberadas conforme a realidade do município.

Douglas Amaral – Noticidade