Buscar

Comerciantes reclamam de lojas que descumpriram acordo e abriram na manhã desta segunda

Alguns comerciantes ficaram indignados na manhã desta segunda-feira (02), isso porque haviam dispensado funcionários para respeitar o acordo da convenção coletiva de trabalho realizada pelo SINDCOM (Sindicato dos trabalhadores no Comércio de Sidrolândia), FECOMÉRCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) e assinada pela Associação Empresarial de Sidrolândia, porém foram surpreendidos com o descumprimento de algumas lojas e supermercados que ignoraram o acordo e abriram normalmente na manhã desta segunda.

Diversas lojas descumpriram o acordo, dentre elas o Nutrimais Atacado e Varejo, Lojas Americanas e alguns supermercados de Bairro, em contato com a Associação Empresarial de Sidrolândia, a reportagem foi informada de que as lojas deveriam cumprir o acordo, porém a fiscalização e a penalidade cabem somente ao Sindcon e a Fecomércio que foram responsáveis pela convenção que determinou as datas.

O Supermercado Nandas, Nutri Shopping, Daron e Lojas Floraí foram algumas das lojas que cumpriram o acordo e fecharam as portas nesta manhã.

Conforme o item D da clausula 20ª da convenção coletiva a abertura de qualquer comércio e o trabalho no dia 02 de Janeiro de 2017 deveria começar somente após as 12 horas e não no período da manhã (7 horas).

A empresária Marisa Buchanelli proprietária do Nutrimais atendeu a reportagem, negou a obrigatoriedade do fechamento e alegou que não participou da convenção e que não foi a única a abrir nesta manhã, ela afirmou ainda que em outras oportunidades também fechou e outros lojistas abriram e nada aconteceu. Na Associação Empresarial, a informação repassada foi que Marisa não compareceu a convenção, mas enviou uma representante que concordou com o acordo.

Até o fechamento desta matéria, um dos responsáveis pela convenção, o SINDCON (Sindicato dos trabalhadores no Comércio de Sidrolândia), permaneceu fechado nesta segunda-feira e os membros da diretoria não atenderam as ligações para dar detalhes sobre o caso.