Buscar

Com safra recorde em MS, Maracaju e Sidrolândia lideram ranking de produção de milho

Cb image default

Em Mato Grosso do Sul, mais uma vez houve recorde com produção de 9,8 milhões de toneladas de milho na safra de inverno 2016/2017, o maior resultado de sua história.

Maracaju e Sidrolândia mais uma vez lideram de forma isolada o ranking de produção neste ano Maracaju colheu 1,4 milhão de toneladas, seguida de Sidrolândia com 918 mil toneladas; em 3º - Ponta Porã: 790 mil toneladas; 4º - Dourados: 728 mil toneladas e em 5º lugar - São Gabriel do Oeste: 550 mil toneladas.

O destaque na produção foi publicado pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), comunicada a imprensa oficialmente nesta sexta-feira (22) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). Isso significa que a produção estadual cresceu 61% em relação à safra 2015/2016.

Ainda de acordo com o levantamento, foram plantados 1,8 milhão de hectares nesta safra, o que representa acréscimo de 3,4% de área na comparação com o ciclo passado. Já em relação à produtividade média estadual, foi registrado 51% de evolução no número, que na safra 2015/2016 foi de 58,4 sacas por hectare e, agora, chegou a 88,3 sacas por hectare.

 “Tudo isso é resultado do investimento do produtor em tecnologia e inovação, acreditando sempre na dinâmica do mercado. Isso também mostra o quanto a safrinha é importante para nosso estado. O volume de grãos da 2ª safra é 15% maior do que a quantidade de grãos colhida na 1ª safra”, afirma o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.

Os resultados são positivos, mas também apontam para desafios na rentabilidade do produtor. “Mato Grosso do Sul é um estado onde a 2ª safra dá muito certo, os números são muito bons, mas o produtor está com muita dificuldade na rentabilidade. A produção foi alta, o estado ganhou, as empresas de insumos venderam, mas o produtor precisa pagar as contas. Os preços reagiram e vemos isso com boa expectativa. Se continuarem melhorando, teremos o ganho que precisamos na rentabilidade”, completou o presidente.