Publicado em 17/01/2019 às 16:35,

Com lixo em terrenos, cresce número de notificações de dengue na cidade

Redação,
Cb image default

Nos primeiros 15 dias do novo ano cresceu consideravelmente o número de notificações de dengue na cidade em comparativo com o ano passado, o aumento foi de 70%.

A Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria de Saúde e seu Setor de Vigilância Epidemiológica atualizou o boletim epidemiológico da dengue na cidade.

Nos primeiros quinze dias de 2019, já são 45 notificações, ou seja, casos suspeitos de terem contraído a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

Todos os pacientes tiveram material coletado para envio ao laboratório para se confirmar ou descartar a dengue.

Deste total de 45 notificações, 4 exames já tiveram resultado enviado pelo laboratório, que descartaram a doença. Desta forma, 41 ainda aguardam pela divulgação.

Como ocorre todos os anos, o envolvimento dos moradores é fundamental para o êxito do combate ao mosquito vetor da dengue, que também transmite a chikungunya e o zika – ambas sem casos registrados no município – que está se proliferando em proporção preocupante, segundo o órgão competente municipal.

Agentes de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura trabalham diariamente com visitas em residências e a terrenos baldios. A finalidade é eliminar recipientes que acumulem água e sirvam de criadouro para o mosquito, ao mesmo tempo em que orientam os moradores sobre a responsabilidade de cada um em contribuir com o combate ao aedes.

É notável o aumento de entulhos e lixo em terrenos, tanto públicos como particulares e de acordo com a prefeitura, cabe ao cidadão à limpeza do quintal ou terreno de sua propriedade e isso não é uma responsabilidade da prefeitura, contudo moradores reclamam da sujeira em muitos terrenos públicos e visível abandono.

Redação – Noticidade