Buscar

Casos de Dengue diminuem, mas notificações já são 635 no total

Cb image default

O boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) aponta que já foram notificados 5.737 casos de dengue no Mato Grosso do Sul. O número representa um aumento de 433% em relação ao mesmo período do ano passado, que recebeu 1.075 notificações da doença.

Segundo as estatísticas da SES com base nos dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde, o índice de incidência da dengue, que é a quantidade de casos por 100 mil habitantes, o município que lidera o ranking é Três Lagoas com incidência de 1322,6. Em seguida vem Figueirão, com incidência de 1234,6 e Sidrolândia, com 1080,6.

As notificações em Sidrolândia, conforme informou o Secretário de Saúde Nelio Paim, são no total 635 com 53 casos confirmados de dengue tipo 2 e 3. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (25).

Desde o início de fevereiro, a Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria de Saúde, apoiada pela Secretaria de Infraestrutura, Setor de Posturas e de outros órgãos que integram o Comitê Municipal de Combate à Dengue, desencadeou diversas ações com a finalidade de eliminar focos do mosquito aedes aegypti, a partir da sensibilização dos municípios para colaborarem realizando a limpeza nos quintais e terrenos baldios.

Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância Epidemiológica, garis, técnicos das Vigilâncias em Saúde e equipe com o Fumacê (inseticida utilizado para eliminar o mosquito adulto) trabalharam por toda a cidade em uma grande mobilização. Eles retiraram recipientes que acumulam água de chuva e que servem de criadouro para o aedes, e em vários lugares, localizaram larvas do mosquito.

Grande parte dos moradores aderiram à campanha, e já se conscientizaram de que são os responsáveis por fiscalizar os quintais e residências para evitar a proliferação do mosquito. Mesmo assim, a luta continua, e há a necessidade de mais munícipes se engajarem neste trabalho que deve ser diário. E o trabalho rotineiro dos Agentes de Vigilância Epidemiológica continua.

Além da mobilização pela Secretaria de Saúde, a Prefeitura também trabalha através da Pasta da Infraestrutura intensificando a limpeza urbana com a empresa Morhena e uma frente de operações urbanas da Secretaria. As equipes já estiveram na parte alta e finalizam a região central. Em seguida visitam o Grande São Bento e aldeias urbanas.

Redação – Noticidade