Buscar

Carne fraca faz vigilância inspecionar açougues em Campo Grande

Após a repercussão da operação “Carne Fraca” da Polícia Federal, a Vigilância Sanitária Municipal iniciou nesta terça-feira (21) uma série de inspeções em açougues dos principais supermercados de Campo Grande. O objetivo é verificar as condições dos produtos oferecidos aos consumidores da Capital. Os resultados das fiscalizações devem sair no prazo de 15 dias.

De acordo com a administração municipal, a medida tem como objetivo reforçar a fiscalização na Capital, a fim de garantir a qualidade da carne comercializada. À prefeitura, a gerente técnica da fiscalização de alimentos da Vigilância, Monica Tisher, afirmou que durante a ação serão recolhidas amostras dos produtos fornecidos pelas empresas de frigoríficos, envolvidas na investigação da Operação Carne Fraca.

“Vamos avaliar a parte de microbiologia, se há presença de bactérias nocivas, presença de corpos estranhos, como papelão, osso, e, além disso, se foi colocado conservante nas carnes”, explica a gerente técnica.Tisher salientou ainda que durante o período de fiscalização, que deve durar cerca de três semanas, a rotina de análise destes produtos também será intensificada.

As amostras recolhidas durante as inspeções estão sendo encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central) do Estado para que sejam feitas as análises microbiológicas (que verifica a contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).

Campo Grande News