Buscar

Candidatos alagoanos são presos por cola eletrônica de concurso em MS

Vindos de Alagoas, três candidatos foram presos no domingo (dia 26) por tentativa de fraude no concurso do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul). Foram 32.517 inscritos em busca de remuneração que chega a R$ 10 mil.

De acordo com a PF (Polícia Federal), foi montada a operação Gabarito após denúncia. Os três candidatos – de 25, 29 e 39 anos – tentaram praticar cola eletrônica.

Na estratégia, um deles simularia um mal-estar e deixaria o local da prova. O objetivo era trocar o caderno com as questões por um simulado. 

Do lado de fora, as perguntas seriam encaminhadas para Brasília, onde estava outra parte da quadrilha. Eles responderiam as questões e repassariam os dados para os demais envolvidos por meio de ponto eletrônico.

Conforme a polícia, logo após o início da prova, um candidato tentou sair do local alegando problemas de saúde. A atuação da Polícia Federal conseguiu evitar que o candidato retirasse a prova do local do exame.

Em seguida, foram localizados os outros dois envolvidos, que usavam ponto eletrônico.

Os três ocupavam o mesmo quarto de hotel. No local, foram encontrados diversos dispositivos eletrônicos: pontos, receptores eletrônicos simulando cartões de crédito, baterias, laptop e impressora. Os presos informaram que pagaram R$ 6 mil para obter as repostas.

Eles foram indiciados por fraudar a credibilidade de certames de interesse público (que prevê pena de 1 a 4 anos) e formação de quadrilha (pena de 1 a 3 anos).

A PF investiga o envolvimento de mais pessoas e fará entrevista coletiva às 10h na superintendência de Campo Grande. Um dos locais do concurso foi a Uniderp. A reportagem não conseguiu contato com o TRT/MS.

Campo Grande News