Buscar

Campeão da Libertadores, Renato Gaúcho estreou no futebol em Maracaju

O Grêmio venceu o Lanús por 2 a 1 nesta quarta-feira no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, e conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores, a conquista do tri da América elevou o técnico Renato Gaúcho para a história do futebol brasileiro. Ele foi o primeiro a vencer a Libertadores como jogador e técnico e adicionou a isso um ingrediente ainda mais seleto: pelo mesmo clube.

O que muita gente ainda não sabe, é que sua estreia como jogador profissional ocorreu em um jogo realizado na cidade de Maracaju, contra a equipe do Comercial-MS, o então prefeito, Luiz Gonzaga Prata Braga, “fundou” um estádio especialmente para receber o jogo.

No dia 15 de junho de 1980, o Estádio Luiz Gonzaga Prata Braga “Loucão”, era inaugurado em Maracaju, pra celebrar a data, nada mais especial que um jogo entre duas grandes equipes, o Grêmio de Porto Alegre - RS (6º colocado na tabela do Campeonato Brasileiro Série A naquele ano), enfrentou o Comercial de Campo Grande – MS (27º Colocado do Campeonato Brasileiro Série B naquele ano).

A partida era apenas um amistoso entre as duas equipes, poderia ser também apenas mais uma partida, que cairia no esquecimento e não teria nada de especial, porém no fim do jogo, todos os envolvidos tiveram uma parcela de recordação que serão eternamente lembradas.

Inauguração do Estádio – Quem houve falar sobre o jogo entre Grêmio e Comercial-MS, pode até imaginar que ele foi promovido para inaugurar o Estádio da cidade, porém por incrível que pareça, a história é o contrário disso, daí, surgiu o apelido do estádio, conhecido como “loucão”.

No final da década de 70, Maracaju tinha como prefeito o inesquecível Luiz Gonzaga Prata Braga (Clique aqui para conhecer a história do ex-prefeito), morador de Maracaju até hoje, conhecido por seu jeito expansivo e alegre, porém na época, foi considerado louco, quando decidiu construir um estádio de futebol em uma cidade que tinha pouco mais de 10 mil habitantes.

Hoje, Luiz pode se orgulhar, pois realmente tinha uma visão de futuro, atualmente Maracaju tem mais de 40 mil habitantes e o estádio já está ficando pequeno para acolher o público em dias de grandes jogos.

Além do “Loucão”, Luiz Gonzaga construiu também o Ginásio de Esportes Nilton Lemes Marcondes, apelidado de “Louquinho”, o nome original faz menção a um dos fundadores da cidade.

O nome “Loucão” surgiu pela ousada atitude do então prefeito da cidade, hoje, o estádio está na lista dos 15 com nomes mais curiosos do país, se alguém ainda tiver dúvida se valeu a pena a loucura de Luiz Gonzaga, basta perguntar pra o mesmo, que fez história e entrou pra história.

Estreia de Renato – O Grêmio poderia muito bem esquecer o dia 15 de junho de 1980, uma derrota pra um time da serie B serviria como um balde de água fria na equipe, mas o desfecho foi muito diferente.

Apesar da derrota, o Grêmio tem sim que se orgulhar deste dia, pois enfim, aquele que se tornaria um dos maiores ídolos do clube nos dias de hoje, iria fazer a sua estreia oficial, o jovem Renato Portaluppi, mas conhecido como “Renato Gaúcho”, na ocasião, não conseguiu evitar a derrota para o Comercial, mas estrou no dia 15 de junho, o mesmo dia que 60 anos mais cedo, estreava outra lenda do time gaúcho, nada mais, nada menos, que o grande goleiro Eurico Lara. Em 1980 foi a vez de Renato Gaúcho iniciar seu legado no vitorioso clube, apesar de vários registros falarem que Renato estreou no ano de 1981, o próprio site do clube mostra o nome do jogador na lista de relacionados para o duelo em Maracaju (Veja clicando aqui).

“Em 1980, há exatos 30 anos, o Grêmio era derrotado por 1 a 0 em um amistoso contra o Comercial de Campo Grande - MS em jogo realizado no acanhado Estádio Prata Braga na cidade de Maracaju, no interior do Mato Grosso do Sul. Um jogo que teria tudo para desaparecer na história não fosse por um detalhe: o técnico Valdir Espinoza promoveu a estreia do jovem Renato Portaluppi, recém chegado de Bento Gonçalves. Ele já arrebentava nos treinamentos dando uma amostra do que poderia fazer ao vestir a camisa Tricolor. Renato deixou o gramado no segundo tempo sendo substituído por Jurandir. Três anos depois, ele deixava o gramado do Estádio Nacional de Tóquio como Campeão Mundial”, destaca um trecho do site oficial do Grêmio.

O jogo acabou, os anos se passaram, mas a história do Estádio Prata Braga é e sempre será, uma das mais curiosas e marcantes do futebol brasileiro, com resultado improvável, inauguração como espetáculo e estreia de ídolo, Maracaju pode se orgulhar da ousadia de um prefeito, “loucão”.

Rallph Barbosa – Noticidade