Buscar

Após teste, MS assina pacto com MT para troca de informações de segurança

Os secretários de segurança pública de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, José Carlos Barbosa e Rogers Elizandro Jarbas, respectivamente, assinaram na manhã desta segunda-feira (20), em um hotel na região central de Campo Grande, o termo de compromisso entre os estados para o acesso mútuo aos sistemas de inteligência das pastas, com compartilhamento de informações sigilosas sobre facções criminosas e permissão para acessar irrestritamente dados sobre investigações.

Os governadores dos dois estados, o sul-mato-grossense Reinaldo Azambuja e o vizinho Pedro Taques (ambos do PSDB), participaram do encontro.

A assinatura acontece quase dois meses depois do primeiro encontro entre Barbosa e Jardas, no dia 26 de janeiro, quando a medida foi anunciada como parte do Plano Nacional de Segurança Pública elaborado pelo presidente Michel Temer (PMDB) como forma de conter a então violência nos presídios que deixou mais de 130 pessoas mortas.

Na ocasião, Barbosa e o colega do vizinho ao norte asseguravam que o compartilhamento dos dados poderia acontecer em até um semestre.

Neste período, o subcomite montado planejou operações conjuntas, segunda o secretário, e iniciou o processo de troca dos dados. Cinco senhas de acesso irrestrito a cada um dos sistemas foram trocadas entre os estados. Como não houveram vazamentos, o acordo foi considerado positivo.

|Definimos que a atuação conjunta é o método mais eficiente de combate ao crime organizado. As áreas de inteligência precisam se unir e atuarem de forma integrada|, disse Barbosa.Segundo o secretário mato-grossense, as ações conjuntas entre os estados focaram além do tráfico de drogas e armas, mais conseguiram reduzir crimes como roubo a banco e estabelecer atuações pontuais na captura de líderes das facções criminosas.|Antes a troca de informações era algo muito impessoal, não tínhamos ferramentas adequadas para atuação conjuta. Você tem que trabalhar em conjunto, com trafegabilidade grande de informações|, disse Jarbas.Da reunião ocorrida em janeiro, a ausência foi a do Paraná. Segundo Barbosa, diferente de Mato Grosso, as negociações com o vizinho sul-mato-grossense ao sul ainda estão sendo feitas. |Está bem encaminhada|, resumiu.

|Definimos que a atuação conjunta é o método mais eficiente de combate ao crime organizado. As áreas de inteligência precisam se unir e atuarem de forma integrada|, disse Barbosa.

Segundo o secretário mato-grossense, as ações conjuntas entre os estados focaram além do tráfico de drogas e armas, mais conseguiram reduzir crimes como roubo a banco e estabelecer atuações pontuais na captura de líderes das facções criminosas.

|Antes a troca de informações era algo muito impessoal, não tínhamos ferramentas adequadas para atuação conjuta. Você tem que trabalhar em conjunto, com trafegabilidade grande de informações|, disse Jarbas.

Da reunião ocorrida em janeiro, a ausência foi a do Paraná. Segundo Barbosa, diferente de Mato Grosso, as negociações com o vizinho sul-mato-grossense ao sul ainda estão sendo feitas. |Está bem encaminhada|, resumiu.

Campo Grande News