Buscar

Após reativação de posto no Eldorado, Prefeito anuncia abertura de UPA 24h dia 05 de junho

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia continua anunciando investimentos na área da saúde para atender a necessidade da população da área Rural e área Urbana do município, o Prefeito Dr. Marcelo Ascoli garantiu que esta é uma das prioridades do governo.

O anúncio sobre a reativação da unidade de saúde no Eldorado ocorreu durante a visita do Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ao município, onde durante seu discurso, Marcelo falou sobre o retorno do atendimento médico na sede da Eldorado previsto para o dia 07 de junho que beneficiará aquela comunidade.

Desde dezembro de 2014, a unidade de saúde da sede do Eldorado foi desativada e os assentados precisam se deslocar até o Capão Seco para receber atendimento. Essa região tem o maior número de assentados e é a maior em território. “É uma região muito grande, queremos oferecer uma saúde mais próxima, evitando que vocês percorram muitos quilômetros para ser atendidos”, explicou o prefeito. 

A coleta de exames também voltará a funcionar na região, em períodos determinados, sem que precisem ir até a cidade.

A unidade móvel de saúde com a equipe composta de médico, enfermeiro, dentista e auxiliares também atenderá com previsão para dia 12 de junho. “A reforma da unidade móvel está quase concluída e vamos colocar ela para rodar esses assentamentos levando saúde para nossos agricultores. Não tem como produzir se não tiver com a saúde em dia”, disse o prefeito.

Em janeiro de 2017, quando a atual gestão assumiu, as unidades de saúde dos assentamentos não estavam funcionando, foi preciso a recontratação de médicos e profissionais e reabrir os postos devolvendo o atendimento para as comunidades. A outra unidade móvel de saúde também está funcionando e atualmente está atendendo na região do Bafo da Onça.

Upa 24 horas – Já a tão esperada UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que funcionará 24 horas por dia, será ativada no próximo dia 05 de junho, em uma solenidade realizada às 07 horas da manhã no local.

O prédio da UPA foi inaugurado em dezembro de 2015, mas não entrou em funcionamento. O custo da obra foi aproximadamente R$ 2 milhões de reais conseguidos através do PAC no final de 2012.

A unidade chegou a ter duas datas previstas para a inauguração em 2016, mas a administração anterior alegou a falta de recursos e o alto custo mensal para manter a UPA 24h em funcionamento. São calculados aproximadamente R$ 800mil reais mensais.

Em janeiro de 2017 começou uma força tarefa para a população ter acesso e usufruir dos atendimentos oferecidos pela UPA e voltar a ter um atendimento 24h no município, já que o atendimento na unidade central de saúde havia sido interrompido há mais de 03 anos e meio e passou a ser somente 18h por dia.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o prédio foi recebido com inúmeras falhas estruturais e algumas exigências do Ministério da Saúde não estavam de acordo. Um engenheiro elétrico precisou ser contrato e, a unidade que nunca tinha sido usada, precisou passar por reformas e adequações.

“Foi preciso mexer em muita coisa, adaptar o prédio novamente para nos adequar às exigências do ministério e para oferecer à população uma estrutura com qualidade. Chovia mais aqui dentro do que lá fora”, afirmou a coordenadora da UPA, Cleide Machado. O prefeito e o secretário de Saúde, Nelio Paim, acompanham desde janeiro as adaptações e as reformas do prédio.

 “Este é um momento que todos esperávamos, colocar aquela obra enorme em funcionamento beneficiando a população. Muitos duvidaram, até pela crise que os municípios vivem. Mas unimos forças, trabalho e compromisso de priorizar a saúde em nosso mandato e entregaremos a UPA ampliando em 80% o atendimento. Foi um desafio, a saúde sempre é um desafio, mas força de vontade e compromisso não nos falta”, disse o prefeito Dr. Marcelo.

As equipes estão finalizando, esta semana, treinamentos com os novos equipamentos; eletrocardiograma, raio-x, desfribilador e outros para urgência e emergência.

Funcionamento da UPA 24h – A unidade irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, ajudará a diminuir as filas no hospital. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

De acordo com a enfermeira Cleide, o SAMU ainda continuará no prédio que está e levará pacientes em emergência para atendimento no hospital até a conclusão do asfalto que dará acesso à emergência e urgência. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Rallph Barbosa – Noticidade