Buscar

Agraer oferece curso para pequenos produtores de Sidrolândia e outras cidades

Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), oferece entre os dias 31 de março a 07 de abril, o curso de produção de derivados do leite, ministrado pela técnica social rural, Cleonice Jacomelli e Maria Elieuza Viana, agende de desenvolvimento rural, no stand do Governo do Estado, no Parque Laucídio Coelho. 

Os 10 alunos provenientes dos assentamentos Estrela em Campo Grande, Jaraguari e Sidrolândia, são pequenos produtores rurais que vivem da agricultura familiar. Nos dois primeiros dias de curso, 31 de março e 01 de abril, foram oferecidas duas vagas para moradores de área urbana que possuem pequenas propriedades rurais. No curso, os alunos aprendem a pasteurizar o leite a fim de diminuir os elementos nocivos para a saúde, recebem orientações sobre a importância de zelar pela saúde do animal no pasto, higiene pessoal e higiene no momento da ordenha. 

O objetivo é orientar o pequeno produtor na confecção de derivados do leite para agregar mais valor à matéria prima e aumentar a renda familiar, aprendendo a confeccionar queijo minas frescal, minas padrão, requeijão cremoso, ricota, iogurte, doce de leite, bebida láctea e licor de leite. 

Além do curso de derivados do leite, nos dias 03 e 04 de abril, haverá curso sobre frutas e hortaliças, e na quarta (05), plantas medicinais. Ao final do curso os alunos recebem certificado de participação e haverá degustação dos produtos confeccionados:

“Nosso objetivo é promover o resgaste da prática do produtor processar e confeccionar o seu próprio alimento, melhorar sua qualidade de vida com consumo de alimentos mais saudáveis e aumento de renda, além de passarem para seus filhos a importância de produzir”, conclui Cleonice Jacomelli. 

79ª Expogrande - A Expogrande acontece até o dia 09 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), e conta com extensa agenda de leilões, competições e palestras técnicas, além de shows e oportunidades facilitadas de negócios. Mais informações pelo telefone (67) 3345-4200.

Diário Digital