Buscar

Acadêmicos de Veterinária coletam dados sobre Leishmaniose em Sidrolândia

Neste sábado, das 9h às 16h, mais de 50 alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Uniderp promovem a coleta de material biológico – sangue, linfonodo e suabe conjuntival – para teste de Leishmaniose na população canina de Sidrolândia. 

Gratuita, a ação subsidiará o levantamento da infecção por Leishmania em cães do município, objeto do projeto de pesquisa de mestrado do biomédico Luiz Felipe Finkler Fiuza na Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientado pelo pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Dr. Eduardo de Castro Ferreira, o trabalho também conta com o apoio da prefeitura de Sidrolândia e da Gerência Técnica de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul. 

|Não há informações sobre a incidência dos animais contaminados por Leishmania no município e, considerando que houve registro de casos da doença em humanos, a pesquisa é de extrema importância, pois trará informações que nortearão o poder público sobre como agir e traçar medidas de controle diante da quantidade de diagnósticos positivos|, explica o docente.

A ação ocorrerá no mesmo dia da aplicação da dose da vacina contra a raiva, disponibilizada pela Secretaria de Saúde e Unidade de Vigilância em Saúde da cidade. Para participar do teste de Leishmaniose efetuado pelos universitários, a população deverá levar o cão em um dos cinco pontos de atendimento: ESF Cleide Piran, no Jardim Alfa; ESF Malvinas e ESF São Bento, ambos no bairro São Bento; Auto Posto Pé de Cedro ou Vigilância Sanitária, situados no Centro.

|Os alunos realizarão um cadastro do animal, preenchendo uma ficha de identificação com informações do tutor, nome do cão, localização da residência e uma avaliação clínica da saúde do cão relativa a doença e, depois, coletam a amostra biológica. Tudo é feito com supervisão de professores|, esclareceu Eduardo. A expectativa é atender 250 cães e as amostras serão encaminhadas para avaliações na Uniderp, no laboratório de análises clínicas Rhesus e no Lacen.

No ambiente urbano, os cães são os principais reservatórios de Leishmaniose Visceral, uma doença infecciosa, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.

Assessoria de Imprensa - Uniderp