Buscar

Yeltsin Jacques, que já morou em Sidrolândia, é campeão mundial de paratletismo nos 1.500m

Yeltsin Jacques, que já foi morador de Sidrolândia no Assentamento Eldorado, foi campeão dos 1.500 metros da classe T11 (atletas cegos) no Campeonato Mundial de Atletismo paralímpico, em Paris, na França, nesta quinta-feira (13). A mãe dele, dona Juliane reside até hoje no mesmo assentamento.

Após o bronze nos 5.000 metros na última segunda-feira (10), o atleta de Mato Grosso do Sul desta vez subiu ao lugar mais alto do pódio ao completar a prova em 4min03s83, novo recorde do campeonato, ao lado do atleta-guia Edelson Avila. O japonês Kenya Karasawa terminou em segundo lugar, com a marca de 4min08s26. Já Aleksander Kossakowski, da Polônia, fez 4min08s34 e ficou com a medalha bronzeada.

Com o ouro, Yeltsin repete seu feito na Paralimpíada de Tóquio-2020, quando venceu os 1.500 metros com direito a recorde mundial, chegando ao tempo de 3m57s60. “Muito feliz com o resultado. Sensação de missão cumprida. Não estava muito em ritmo de competição, mas conseguimos fazer um bom trabalho junto com toda a nossa equipe multidisciplinar”, salientou o fundista de 31 anos, em entrevista ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

“A rivalidade com o japonês [Kenya Karasawa] é muito boa dentro da pista, porque somos amigos fora dela. Eu fiquei na frente o tempo todo, mas sabia que ele iria vir atrás. Mas meu biotipo e minha genética me ajudam bastante, consigo ser rápido na chegada. Eu sabia que se chegasse nos últimos 500 metros na frente, dificilmente perderia. Agora, é ajustar os detalhes para os próximos desafios. No ano que vem, teremos dois ouros aqui em Paris se Deus quiser”, completou Yeltsin, que já sentiu o “frio na barriga” um ano antes da Paralimpíada de Paris-2024.

O Campeonato Mundial de Atletismo paralímpico de Paris é o primeiro após a Paralimpíada de Tóquio-2020 e é considerado o maior evento paralímpico a ocorrer na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Com disputas no Estádio Charlety, a competição teve início em 8 de julho e segue até o dia 17. O Brasil está sendo representado por 54 atletas e atualmente está na vice-liderança do quadro geral de medalhas da competição, com 22 pódios no total (oito ouros, seis pratas e oito bronzes). Os brasileiros estão somente atrás da China, com 24 no total (11 ouros, sete pratas e seis bronzes).