Buscar

Sicredi Pantanal MS forma multiplicadores voluntários de Educação Financeira

Visando disseminar conceitos de educação financeira, a Sicredi Pantanal MS realizou em Maracaju, a capacitação de voluntários para o projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”, um projeto que promove oficinas de educação financeira com o objetivo de conscientizar o indivíduo sobre a importância de planejar suas finanças.

“Disseminar conceitos de educação financeira converge com a missão do Sicredi em contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades, somos uma nação carente de planejamento financeiro por isso a importância desse projeto, que é dividido em fases e consegue alcançar crianças, jovens e adultos”, declarou Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.

A capacitação formou trinta e cinco voluntários. A maioria deles da cooperativa anfitriã, Sicredi Pantanal MS, mas também contou com a participação de colaboradores das Cooperativas Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia; Sicredi Campo Grande; Sicredi Planalto Central; Sicredi Centro-Sul e Central Sicredi Brasil Central.

A oficina foi ministrada pelos colaboradores da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Assis e Mirela Ortega, que trouxeram um material completo com base no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central.

Durante a oficina, os participantes são orientados sobre como economizar e sobre a importância do planejamento financeiro. “Ensinamos como fazer um orçamento mensal, como não se apertar quando surgem os imprevistos e como podemos nos planejar para atingirmos nossos objetivos”, explica André, acrescentando que os multiplicadores também esclarecem sobre as armadilhas dos créditos e o funcionamento de produtos e serviços oferecidos pelas instituições bancárias.

A disciplina para evitar compras por impulso emocional é outro ponto chave. Entre as dicas, estão: Não se iluda facilmente pelas campanhas publicitárias; reflita sobre a real necessidade da compra; adquira o hábito de comparar preços antes de comprar; evite comprar na mesma hora em que se deparar com a oferta; não se impressione com ofertas, pois raramente são imperdíveis; e busque a relação custo/benefício pois nem sempre pagar menos é sinal de economia.

Informações sobre a programação na área de abrangência da Sicredi Pantanal MS podem ser obtidas no Departamento de Desenvolvimento do Cooperativismo, pelo telefone (67) 3458-6050, ou pelo site da cooperativa: www.sicredi.com.br/pantanalms.