Buscar

Semana será chuvosa e com fortes rajadas de ventos em todo o estado

Cb image default
Foto: Arquivo - Noticidade

Após a tendência de temperaturas elevadas se manter durante o fim de semana, a meteorologia prevê que as chuvas deverão atingir todo o estado de Mato Grosso do Sul durante a semana.

Conforme o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Heráclio Alves, a previsão é de uma semana bem mais chuvosa para o sul-mato-grossense, que deve apresentar o calor, umidade e aumento de nebulosidade característicos da primavera.

Conhecida por ser a transição da estação seca para a chuvosa, conforme o meteorologista, o calor e umidade devem predominar a partir deste domingo (25). Segundo o INMET, há previsão de chuva para a semana inteira em Sidrolândia e Maracaju.

Segunda-feira (26), na Capital, os termômetros oscilam cerca de dez graus (entre 20ºC e 29ºC), mas as pancadas de chuva estão previstas desde o início da manhã. Enquanto o sol ainda deve aparecer amanhã (26), a quarta-feira (27) está prevista para ser apenas de fortes chuvas e trovoadas durante todo o dia.

Conforme o meteorologista, esse início de semana mais chuvoso "tende a diminuir" logo pela quarta-feira, diz Heráclio. Durante a semana, o Estado registra mínimas de 18ºC a 22ºC na faixa centro norte. No Sul, as mínimas oscilam entre 16ºC e 18ºC, com a temperatura atingindo, mais ou menos, 12ºC a partir da quinta-feira. Já as máximas mais altas são registradas na região norte, com temperaturas elevadas que ficam em torno de 36ºC e 37ºC.

Com os termômetros oscilando entre 28ºC e 30ºC, no sul do Estado, o tempo fica mais chuvoso,

Logo a partir de quarta-feira (28), o sul-mato-grossense já deve presenciar temperaturas mais amenas, com máximas entre 26ºC e 28ºC

Essas duas marcas, de calor no Norte e frio no Sul, devem se manter também entre quinta e sexta-feira, com os termômetros chegando à 26ºC no topo do mapa, e oscilando entre 18ºC e 20ºC na parte mais baixa de Mato Grosso do Sul.

Regiões

Caarapó, no sul de Mato Grosso do Sul, inicia a semana com temperaturas entre 17ºC e 34ºC e muitas nuvens. Há possibilidade de chuva e até mesmo trovoadas isoladas. Esse início de chuva mantém a umidade do município alta e acentua os termômetros em baixa.

Mundo Novo é outro município do extremo-sul do Estado onde os termômetros ficam instáveis e a chuva se faz presente. As temperaturas devem ter máximas de 22ºC durante a semana, com mínimas que alcançam a casa dos 14ºC na próxima quinta-feira (29).

Ao leste do Estado, Três Lagoas repete o clima de boa parte do Mato Grosso do Sul, com termômetros que já registraram 16ºC na manhã deste domingo (25), e podem ficar ainda mais baixos a partir de quarta-feira (28).

Até lá, a chuva se faz presente no município, assim como em Paraíba, extremo-leste de Mato Grosso do Sul.

Já no sentido oposto do mapa, o clima - apesar das temperaturas mais altas - continua o mesmo. As chuvas e chances de trovoadas ficam previstas durante toda a semana em Porto Murtinho e Corumbá, que tem máximas de 37ºC e e 39ºC, respectivamente.

Não diferente, a região norte - a exemplo de Coxim, São Gabriel do Oeste e Sonora -, repete o clima de todo o Estado.

Mais próximo do centro do Estado, São Gabriel é quem registra as menores temperaturas da região, onde os termômetros devem ter mínimas de 16ºC na próxima quinta-feira (29).