Buscar

Saúde emite alerta sobre vários casos da doença “mão-pé-boca”

Cb image default
Divulgação

Secretarias de Saúde de Maracaju, Sidrolândia e Campo Grande emitiram alertas sobre a doença viral, popularmente chamada de doença mão-pé-boca, justamente pelas lesões nessas regiões do corpo e, embora possa ocorrer em adultos, é mais comum em crianças com até cinco anos de idade.

Conforme a publicação do alerta, a síndrome se trata de uma infecção viral contagiosa causada por um Enterovírus chamado Coxsackie A.

Ele causa aftas, febre alta, coceira, manchas vermelhas e bolhas na região dos pés, mãos e em volta dos lábios.

Normalmente, quando infectadas, as crianças costumam ter dificuldades para comer, o que pode impactar na saúde como um todo. Os sintomas costumam durar de 7 a 10 dias, quando não há tratamento específico.

Pensando em uma forma de orientar os pais e mães, a unidade de saúde elaborou uma lista de recomendações em casos de infecção. Confira:

Em caso de infecção, a criança deve ficar em casa e permanecer em repouso enquanto durar os sintomas; Ingestão de bebidas geladas como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles.

Os pais não podem descuidar da higiene, caso tenham contato com a criança doente é necessário lavar as mãos.

Cb image default