Buscar

Reunião em Maracaju discute integração das cidades de MS na Rota Bioceânica

Cb image default
Divulgação

Contando com o apoio da Prefeitura de Maracaju, foi realizada uma reunião nas dependências da Fazenda Sapé com o tema “Integração dos Municípios na Rota Bioceânica” contando com uma palestra do ministro diplomata João Carlos Parkinson de Castro.

A reunião serviu para explanar o atual cenário mundial, perspectivas de futuro e a importância da integração global das economias, como da importância do escoamento da produção sul-mato-grossense, através do canal fluvial de Porto Murtinho até o Uruguai.

“Foi uma reunião de trabalho muito positiva, onde também foi abordado sobre a Rota Bioceânica e a integração dos municípios com essa rota, bem como as oportunidades que serão geradas. O ministro destacou que a Rota Bioceânica já é uma realidade consolidada, inclusive com a ponte já em fase de construção e dentro de dois anos estará concluída segundo o próprio ministro", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann.

Para Agadir, Maracaju por estar estrategicamente bem posicionada nesta “Rota Bioceânica” terá um grande leque de oportunidades a ser explorada, já que terá um transbordo ferroviário, ligando a rota Ferroeste – Maracaju ao Porto de Paranaguá, além da ferrovia que é a antiga malha-oeste que sai de Campo Grande até Ponta Porã, gerando um grande transbordo na cidade.

De acordo com o prefeito em exercício, Mauro Christianini, a reunião comprova o progresso ainda mais intenso que Maracaju viverá nesses próximos anos.

“Teremos um canal direto de comercialização de nossa produção com a Argentina, Chile, Paraguai e com acesso no pacifico pela rota bioceânica e também ao Porto de Uruguai. Ainda acompanhamos uma palestra sobre a construção do Porto de Martin Chico que em cerca de um ano e meio estará pronto para as empresas que queiram investir, estando instalado em uma Zona Franca no Uruguai, podendo ser feito o desembarque de mercadorias e o mais importante agregar valor as nossas mercadorias”, explicou Mauro Christianini.

Christianini ainda destacou que o município está preparado, investindo fortemente em recursos próprios e também em parceria com o Governo do Estado e Federal para obras estratégicas como construção e ampliação de escolas, melhorias na saúde pública e infraestrutura urbana, afinal o município deve também se beneficiar em crescimento populacional com a efetivação da Rota.

Sobre a Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica não oferecerá apenas uma alternativa mais eficiente e econômica para o transporte de cargas. Representará mudança importante da logística nacional e da inserção de Mato Grosso do Sul na região e no mercado internacional.

A redução dos custos logísticos e dos tempos de viagem favorecerá o transporte de carga geral e produtos perecíveis. A Rota Bioceânica garantirá melhor acesso aos produtos asiáticos, o que estimulará a exportação de produtos de maior valor agregado para o Centro-Oeste do Brasil.

Produtos brasileiros, paraguaios, argentinos e chilenos serão exportados para Ásia, Costa Oeste das Américas, Peru, Colômbia e Equador com maior eficiência e menor custo e tempo. Essa situação favorece a integração de nossos produtores nas cadeias globais de valor.

A Rota promoverá investimentos, digitalização de sistemas logísticos e integração aduaneira e melhor distribuição da carga ao longo do Corredor.

Cb image default
Divulgação