Buscar

Qual seria o impacto de deixar de utilizar o Boing 737 Max

Devido às últimas notícias sobre o acidente de avião com o Boeing 737 Max 8, o qual caiu na Etiópia, no dia 10 de março de 2019 matando todas as pessoas que estavam a bordo, um número de 157 vítimas, esta aeronave ganhou notoriedade mundial e em vários países estão proibindo o seu uso até ser comprovado o real motivo que causou o acidente. Este é mais um acidente de avião, que não teve nenhum sobrevivente, o qual deixou o mundo alarmado e em estado de alerta com o uso deste modelo da Boeing.

O que é Boeing 737 MAX?

Esta é uma aeronave desenhada e produzida pela empresa Boeing. Este modelo é a quarta geração do Boeing 737, e foi lançado em 30 de agosto de 2011, sendo que o primeiro voo foi feito 29 de janeiro de 2016. O modelo tem quatro variantes, com os nomes de MAX 7, MAX 8, MAX 9 e MAX 10. Em Janeiro de 2019, a empresa Boeing já tinha recebido mais de 5000 pedidos, sendo que somente 350 aviões forem entregues.

Quais são os países que proibiram o uso do Boeing 737 MAX?

A Etiópia foi um dos primeiros países que proibiram o uso do Boeing 737 Max, seguido também pelas Ilhas Cayman, África do Sul e Marrocos. Outros países foram México e Argentina. Até o momento, mais e mais países estão proibindo o uso desta aeronave, entre eles: Austrália, Bermuda, Brasil (exclusivamente a empresa aérea Gol), China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Kuwait, Malásia, Mongólia, Noruega, Omã, Singapura, Turquia, União Europeia e Canadá.

Quem está administrando a crise relacionado ao Boeing 737 MAX?

Como a empresa é americana, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos está regulamentando e fiscalizando estas aeronaves, somente depois de vários testes e da descoberta do motivo é que a nave poderá ser operada novamente. Segundo a organização americana, Boeing está enviando um novo sistema com os consertos necessários, a empresa pediu por mais tempo para garantir que tudo esteja em perfeita condições para voltar com a operação de suas aeronaves.

Cb image default

Após a suspensão da utilização dessas aeronaves, as empresas americanas , entre elas American Airlines, foram as que mais sofreram impactos, isso por apresentarem mais rotas que utilizam este tipo de avião. Mas, ao mesmo tempo, para garantir a segurança como também o conforto dos seus clientes, a empresa teve que remanejar os seus passageiros, como também voltar a usar modelos de aviões mais antigos, mas ainda assim muitos passageiros viram os seus voos cancelados.

Um dos países que mais se afetou for portanto os Estados Unidos, sede da empresa Boeing e principal consumidor do produto. Neste momento, as companhias aéreas estão tentando seu melhor para gerenciar essa crise de forma a priorizar o seus consumidores, os quais estão assustados e evitando ao máximo voar pelas essas naves. Somente depois da aprovação e da liberação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos é que se poderá saber se a aviação tanto americana como internacional vai ou não continuar utilizando o Boeing 737 MAX. Para já há esperança que um resolução para o problema seja encontrada pela empresa, mas o cancelamento das encomendas atualmente em carteira poderá significar uma enorme perda de 5 bilhões de dólares.