Buscar

Prefeitura de Maracaju alerta sobre proibição de câmeras de bronzeamento artificial

Cb image default

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está alertando a população sobre a proibição do bronzeamento artificial com finalidade estética por meio do uso de aparelhos.

A Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 56/2009 proíbe em todo território nacional o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseada na emissão da radiação ultravioleta (UV).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), divulgou a Nota Técnica Nº 02/2024 com os esclarecimentos sobre os serviços de estética e atendimento às normas sanitárias aplicáveis a esses serviços.

Segundo a Nota Técnica: “[...] o uso de formol para alisar cabelos e das câmaras de bronzeamento artificial está proibido por causarem sérios riscos à saúde. Cabe salientar que a câmara de bronzeamento artificial foi objeto da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 56, de 09 de novembro de 2009, que “proíbe em todo território nacional o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial com finalidade estética, baseada na emissão da radiação ultravioleta (UV)” (grifo nosso). A norma proíbe, além do uso, “a importação, recebimento em doação, aluguel e comercialização dessas câmaras [...]”.

Os raios UV emitidos pelos equipamentos de bronzeamento artificial, penetram profundamente na pele, e são associados a diversos tipos de câncer. Quando nos expomos aos raios UV, estamos danificando as células da pele. Consequentemente, nossa pele tenta se regenerar, mas enquanto algumas enzimas reparam a pele, outras podem sofrer mutação e se tornar cancerígenas. Além disso, as câmaras de bronzeamento artificial emitem três vezes mais raios UV do que o sol. Por isso são tão eficientes, mas também por isso fazem tão mal.

Confira alguns dos riscos de saúde que são multiplicados quando usamos esses aparelhos:

Risco de câncer de pele: A exposição aos raios UV está relacionada a mais de um tipo de câncer de pele. Com as camas de bronzeamento, esse risco pode aumentar em até 75%;

Envelhecimento precoce da pele: A exposição frequente à radiação ultravioleta, seja do sol ou de fontes artificiais, pode acelerar o envelhecimento da pele, causando rugas precoces, manchas e perda de elasticidade;

Danos à pele: O bronzeamento artificial pode causar queimaduras, irritações, ressecamento da pele e até mesmo alergias devido aos produtos químicos presentes nos autobronzeadores.

Problemas de visão: Os raios ultravioletas penetram na pupila e na retina causando alterações como catarata.