Publicado em 22/11/2019 às 09:47,

Mundo Senai mobiliza centenas de estudantes em todo o Estado

Assessoria de Comunicação,
Cb image default
Divulgação

Imagine um dia de “portas abertas” de uma indústria, com a possibilidade de conhecer toda a linha de produção. É mais ou menos assim que funciona o Mundo Senai, evento que começou nesta quinta-feira (21/11) e prossegue até sexta-feira (22/11) em todas as unidades da instituição no País. Em Mato Grosso do Sul, o evento recebeu visitantes nas unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Três Lagoas e Aparecida do Taboado, enquanto em Sonora será apenas na sexta-feira (22/11).

Segundo o gerente do Senai de Campo Grande, Roger Benites, o evento é anual e busca apresentar orientação profissional aos jovens para que os futuros profissionais conheçam mais sobre a indústria. “Aqui estamos apresentando um mundo de profissões, de tecnologias e inovações nas diversas áreas de atuação dentro de uma indústria. É muito importante para os jovens, principalmente, porque apresentamos todas as oportunidades de cursos que oferecemos no Estado”, afirmou.

Na avaliação da aluna Laís Victória Paes, da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, conhecer a estrutura do Senai foi uma experiência gratificante. “Apesar de meu sonho ser fazer Medicina Veterinária, conhecer os laboratórios que eu nem imaginava que existissem me despertou uma pequena vontade de quem sabe buscar algo voltado para a indústria”, comentou.

O aluno Matheus Henrique Silva custódio, também da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, ressaltou a surpresa com todos os laboratórios e infraestrutura oferecida nos cursos do Senai de Campo Grande. “Não imaginava que aqui dentro existia uma oficina de mecânica para os alunos aprenderem as atividades na prática, muito menos que havia o Memorial da Indústria, uma espécie de museu que conta a história da indústria em Mato Grosso do Sul. Então acredito que é um evento importante para que a gente conheça as nossas possibilidades profissionais”, salientou.

Corumbá e Sidrolândia

Para a gerente do Senai de Corumbá, o evento é imperdível para quem está começando uma carreira ou está em busca de orientação profissional. “Também é uma oportunidade para aqueles que já atuam na indústria e querem se aperfeiçoar, fazendo novos cursos, porque são dois dias em que abrimos nossas portas para que a comunidade conheça toda nossa a estrutura e nossos cursos de qualificação profissional”, destacou.

A aluna Giovanna Maarouf, da Escola Municipal Pedro Paulo, elogiou a iniciativa do Senai de abrir as portas para a comunidade. “Acho que é uma oportunidade muito boa para que a gente conheça melhor sobre o Senai, as estruturas e os cursos oferecidos, porque sabemos que é uma instituição referência em qualificação profissional e essa é nossa chance de ver nossas possibilidades aqui dentro, pensando em profissões do futuro”, reforçou.

Já em Sidrolândia a aluna Josiane Cabreira, da Escola Municipal Pedro Aleixo, considerou o Mundo Senai esclarecedor para quem busca uma carreira na área da indústria. “Achei muito interessante mostrar o trabalho do Senai aqui na nossa cidade, nos ajudando para o mundo do trabalho e para profissões do futuro, com equipamentos modernos e foco na inovação”, finalizou.

Três Lagoas

O gerente do Senai de Três Lagoas, Rodrigo Bastos, destacou que o Mundo Senai é uma oportunidade de integrar os jovens com as tecnologias do trabalho. “Nesse evento, os visitantes conseguem entender um pouco mais a vivenciar as experiências profissionais, sabendo que o Senai está preparado para dar todo o apoio para que ele esteja preparado para atender as demandas do mercado, tendo acesso às tecnologias e inovação e o que há de mais moderno dentro do universo industrial”, salientou.

A aluna Ayane Sepúlvida, da Escola Estadual Fernando Corrêa, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Eu estou muito feliz por estar aqui, podendo conversar com alunos e instrutores para entender um pouco mais desse universo da indústria, aumentando meus conhecimentos sobre temas de inovação e tecnologia. Acredito que nesse momento, todos as pessoas envolvidas no Mundo Senai estão plantando uma sementinha de interesse pela indústria em nós, nos auxiliando a ter ainda mais certeza sobre nossa carreira profissional.

Dourados e Naviraí

Em Naviraí, os alunos do Senai apresentaram alguns projetos desenvolvidos em sala de aula para melhorar os processos da indústria. Para a aluna do curso de aprendizagem em metalomecânica, Leandra da Silva, a experiência de mostrar o que aprendeu em sala de aula é enriquecedor. “Além de ajudar a fixar ainda mais esse conteúdo que a gente aprendeu, acredito que é uma forma de incentivar os jovens que ainda estão na escola a se interessar pelas áreas de conhecimento que envolvem a indústria”, comentou.

O aluno João Lucas dos Santos, da Escola Estadual Vinícius de Moraes, elogiou a iniciativa do Senai de abrir as portas para a comunidade. “Eu estou achando muito interessante, estou aprendendo coisas que nunca imaginei. Então acredito que a equipe do Senai está de parabéns por desenvolver esse dia de portas abertas, mostrando diversas tecnologias”, disse.

Já em Dourados o aluno Carlos Eduardo Rodrigues Ramos, da Escola Estadual Januário Pereira de Araújo, acabou se interessando pelo curso técnico em mecânica. “Eu gostei muito de conhecer todas as estruturas do Senai, os laboratórios e conversar com alunos também ajuda a abrir nossa mente, para que a gente entenda melhor como são os cursos aqui. Estou muito feliz por essa oportunidade”, finalizou.