Publicado em 07/10/2019 às 18:43,

MSGás espera contratar projeto executivo do ramal para Sidrolândia ainda este ano

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Foto: Paulo Francis

O diretor-presidente da MSGás, Rudel Trindade Júnior, destacou em declarações a Imprensa na Capital que a empresa realmente vai expandir os ramais no Estado e já organiza a contratação dos projetos. O primeiro beneficiado com isso é o município de Sidrolândia.

Para o comércio e a indústria, o gás natural representa o uso de um combustível mais barato e seguro, sem contar que é uma forma de energia mais limpa para o meio ambiente. Sidrolândia conta hoje com cerca de 30 indústrias, incluindo cooperativas de grãos, fábricas de vestuário, frigoríficos, curtume e de bioenergia.

“O Governador está exigindo expansão, nós temos um Estado que está crescendo economicamente, a gente nota isso pela resposta comercial em Campo Grande. Esse mês nós fechamos 10 mil clientes no Estado e o governador solicita que a gente comece novos estudos de expansão da nossa rede que é importante para os municípios. Então neste ano ainda a gente espera contratar os projetos executivos do ramal Sul (Sidrolândia, Maracaju e Dourados)”. Destacou Rudel.

O objetivo, segundo o presidente, é atingir mais cidades com preço do gás mais barato. O valor do gás natural cobrado dos 10 mil clientes da MSGás deve cair entre 20% e 30% com a conclusão da chamada pública para transporte de gás pelos dutos da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) e com o novo contrato de compra do fluído, a ser concretizado em julho do próximo ano. Essa redução ainda depende do resultado da chamada pública aberta pela TBG, que vai terminar no dia 20 de dezembro, da qual a estatal sul-mato-grossense participa disputando o transporte de gás natural com outras 13 empresas que manifestaram interesse em fazer esse serviço a partir de janeiro de 2020, quando se encerra o contrato da TBG com a Petrobras.

O processo integra o projeto do governo federal para reduzir o valor médio do gás natural. Na prática, a medida consiste em acabar com o monopólio da Petrobras na venda de gás, permitindo a concorrência entre diversas empresas. Para tanto, em junho, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou resolução para abrir o mercado de transporte e distribuição de gás natural.

"Enquanto isso, temos esse planejamento de expansão dos ramais aqui no Estado, saindo de Campo Grande com direção a Sidrolândia e posteriormente passando por Maracaju até chegar a Dourados. Temos também a perspectiva de implantação de gás natural (tubulado) em Aquidauana”. Afirma Rudel. 

Cb image default
Divulgação

Desde o início do ano, o deputado Gerson Claro mobiliza o governo do Estado com apoio do Deputado Federal Beto Pereira em busca da expansão do ramal do Gás para Sidrolândia visando desenvolvimento para a cidade.

De acordo com Gerson, novas indústrias devem se instalar em Sidrolândia a partir da chegada do ramal do gás no município, garantindo mais emprego e potencializando a economia.

“Nossa conversa há meses atrás com o governador e com o Rudel foi muito positiva dentro daquilo que a gente já vem trabalhando, para fazer com que esse ramal seja eleito como prioridade pela MS Gás, e já foi confirmado que é prioridade. Diversificando essa matriz energética, abrimos possibilidade de uma energia mais barata, para ter mais empresas, mais empregos, mais renda, e mais desenvolvimento para o município”, finalizou Gerson que recentemente promoveu uma audiência pública na Câmara de Sidrolândia para deliberar o assunto com a classe política e com a sociedade em geral. 

Cb image default