Publicado em 19/05/2019 às 22:39,

Matéria nacional do Globo Rural destaca economia de Sidrolândia movida pelo Agro

Redação - Noticidade,
Cb image default
Reprodução - Rede Globo

Uma reportagem exibida neste domingo (19) no programa Globo Rural (em rede nacional) destacou que Sidrolândia é uma cidade cuja riqueza passa pelo campo. A reportagem contou a parte da história do produtor rural Antenor Caríssimi.

Um gaúcho que migrou para a região e trabalhou durante 20 anos no campo, economizando para ter a própria terra. “Fui guardando até que nos possuímos a nossa propriedade”, conta.

Ele e a família começaram com 100 hectares e hoje já plantam em 950. Os tempos de economia ficaram para trás e agora Caríssimi investe em maquinário e conta com a ajuda do filho Afonso, formado em agronomia, para tomar as decisões no campo.

Os efeitos se espalham também no comércio local e nas cooperativas agrícolas, que geram emprego na região. Na loja de móveis de Aleandro Hernandes, entre 60% e 70% dos clientes trabalham com agronegócio.

Cb image default
Reprodução - Rede Globo

Em uma cooperativa de grãos, Mariana Silveira começou a trabalhar com menor aprendiz e foi efetividade. “Me sinto privilegiada por estar aqui. Tenho a ajuda de grandes profissionais, posso tirar dúvidas com agrônomos”, explica ela, que descobriu a faculdade de agronomia com a oportunidade de emprego.

Segundo o IBGE, dos R$ 1,5 bilhão que compõem o PIB anual do município, um terço é injetado na economia pelo campo.

“Boa parte da população, 30%, está na zona rural e a produção local na indústria, comércio e serviços está ligada ao agronegócio também”, afirma Elaine Brito, secretária de desenvolvimento de Sidrolândia. Clique aqui: Veja a matéria na íntegra