Publicado em 24/11/2022 às 17:53,

Maracaju se destaca no plantio da soja em pastagens

Vanessa Bordin,
Cb image default
Foto: Vanessa Bordin

O Município de Maracaju, maior produtor de soja e grãos do Estado é também a capital da Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Título foi concedido em 2010 após a indicação, na época do deputado Reinaldo Azambuja, de tornar Maracaju referência no plantio de soja em áreas de pastagens.

Atualmente, Maracaju possui mais de 300 mil hectares destinados ao plantio da soja, com boa parte dos produtores aproveitando áreas de pastagens para incorporar o plantio da soja. Essa técnica foi implementada ainda na década de 1980, trazida por produtores rurais que imigraram da Holanda para Maracaju e resolveram investir em novas tecnologias na agricultura e na pecuária, com uma visão de desenvolvimento integrado e mais eficaz.

O sistema ILP consiste na condução de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão. A ILP é uma excelente alternativa para a recuperação de áreas degradadas, por meio da intensificação do uso da terra, pois potencializa os efeitos sinérgicos existentes entre as diversas espécies vegetais, proporcionando, de forma sustentável, maior produção por área.

De acordo com a Embrapa, esse sistema otimiza o uso do solo, com a produção de grãos em áreas de pastagens, e melhora a produtividade das pastagens em decorrência de sua renovação pelo aproveitamento da adubação residual da lavoura, possibilitando maior ciclagem de nutrientes e o incremento da matéria orgânica do solo.