Buscar

Lentidão na totalização dos votos atrasa a divulgação dos resultados pelo TSE

Cb image default
Foto: Noticidade 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou em nota na noite deste domingo (15) que uma lentidão na totalização de votos nas eleições municipais provocava demora na divulgação dos resultados.

Segundo a nota, os tribunais regionais eleitorais (TREs) estão remetendo normalmente os dados da apuração nos municípios, mas o banco de totalização está fazendo a soma com lentidão.

Até as 19h30, várias cidades ainda apareciam no site do TSE com 0% das urnas apuradas, embora outros municípios estivessem com a apuração adiantada.

O tribunal informou que o problema não tem relação com a tentativa de ataque cibernético realizada pela manhã e neutralizada pelo TSE e pelas operadoras de telefonia, conforme afirmou mais cedo o presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso.

Neste sábado (14), o ministro Edson Fachin, afirmou que, neste ano, a totalização dos votos é concentrada no TSE, não mais nos tribunais regionais, como nos pleitos anteriores.

Vice-presidente do TSE, Fachin deu a informação ao acompanhar cerimônia que atesta que o sistema usado para computar o resultado das eleições municipais é o mesmo que foi assinado e lacrado.

Questionado, o TSE ainda não informou se a demora na totalização de votos está relacionada à alteração promovida pela Corte para centralizar os dados no tribunal superior, e não mais nos TREs.

Na semana passada, Giuseppe Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE, afirmou que a mudança na totalização é uma inovação nesta eleição com o objetivo de dar celeridade ao processo.

"Para esta eleição, nós implementamos várias inovações. Uma delas é a totalização centralizada. Nós teremos em uma nuvem computacional, a concentração aqui no nosso datacenter, da totalização dos 5.568 municípios. Isso certamente trará muito mais segurança para o processo e celeridade também porque nós otimizaremos a utilização dos recursos computacionais dentro de uma nuvem que permite inclusive a elasticidade dos requisitos em termos de memória e de processamento", disse.

Fachin, disse no sábado que o sistema foi checado e considerado "íntegro e apto" para receber os votos.

"O sistema é sólido e desde seu início tem produzido confiança. Não há nenhuma demonstração concreta de que possa ter havido desvio", afirmou o vice-presidente do TSE.

Nota

Leia abaixo a íntegra da nota do TSE.

ESCLARECIMENTOS

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.