Publicado em 14/07/2019 às 20:07,

Instituto alerta para tempo seco que aumenta risco de queimadas

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: Douglas Amaral - Noticidade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para mais um dia com baixa umidade relativa do ar no período da tarde. Os índices vão variar entre 30% e 20% e há risco de incêndios florestais e a saúde.

No fim da tarde de ontem, por exemplo, incêndio na MS-164, atingiu grande área de vegetação e às margens da rodovia. Também foram registradas queimadas em Campo Grande, um dos casos foi numa grande propriedade ao lado do condomínio Leonel Brizola, entre o Jardim Tijuca e o Jardim Leblon.

Segundo Moradores, há pelo menos dois dias área de cerca de 5 hectares no cruzamento da Rua Napoleão Marques Siqueira com a Avenida Dr. Nasri Siufi (a Marginal Lagoa, prolongamento da Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho), em frente ao residencial, está em chamas. Mesmo com a presença do Corpo de Bombeiros, o fogo retorna.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a sequidão intensifica as queimadas, porém muita gente ainda tem aquele velho costume de atear fogo em terreno ou no lixo para fazer a limpeza. No entanto, se engana quem pensa que é vantagem atear fogo nessa situação, pois o clima seco junto com a fumaça traz danos à saúde como garganta irritada e problemas respiratórios.

As cidades que devem ficar em alerta são: Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos, Três Lagoas e Água Clara.