Buscar

Incidência de covid-19 em Guia Lopes supera taxas de São Paulo, Rio e Manaus

Cb image default
Prefeitura de Guia Lopes da Laguna realiza desinfecção das ruas da cidade 

Com a adição de mais cinco casos confirmados nesta terça-feira (12), Guia Lopes da Laguna chegou ao total de 39 ocorrências em apenas uma semana, número que configura taxa de incidência de 394,1 casos a cada 100 mil habitantes. O índice supera o de grandes centros urbanos, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), onde a doença já fez milhares de vítimas.

O novo coronavírus chegou a Guia Lopes, distante 230 quilômetros de Campo Grande, após contato de trabalhadores do frigorífico Brasil Global com caminhoneiro contaminado da Capital. A planta precisou suspender suas atividades por 15 dias.

Nesta manhã, o prefeito Jair Scapini (PSDB) adiantou que mais sete exames aguardam resultados. Em Jardim, município vizinho, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já confirma 12 casos e aguarda os testes de mais 13 notificações suspeitas.

A doença ainda não fez vítimas na região. Conforme a SES, todas as 39 pessoas contaminadas em Guia Lopes da Laguna estão em isolamento domiciliar.

A situação é oposta em grandes capitais com taxa de incidência inferior a do município na região sudoeste do Estado, como São Paulo, onde já foram registrados 28 mil casos e 2.305 mortes. O índice na capital paulista é de 229,2 casos por 100 mil habitantes.

No Rio de Janeiro (RJ), que soma 10,6 mil ocorrências de novo coronavírus e 1.172 óbitos, a taxa de incidência é de 158/100 mil pessoas.

Em Manaus (AM) e Belém (PA), capitais da região Norte do País onde o sistema público de Saúde colapsou, as taxas são de 332,7 e 258,6, respectivamente. A capital do Amazonas chegou a 691 mortes, ao passo que a do Pará perdeu 427 pessoas. 

Guia Lopes da Laguna ainda fica à frente de capitais como Macapá (AP), com 1.832 casos e taxa de incidência de 363,9 por 100 mil habitantes; Vitória (ES), com 902 casos e índice de 249,1/100 mil; e Recife (PE), com 3.711 ocorrências confirmadas e 225,4/100 mil.

Os dados foram levantados pela reportagem com secretarias municipais e estaduais de Saúde.

Estruturação - Durante transmissão ao vivo na manhã desta terça (12), o titular da SES, Geraldo Resende, confirmou o encaminhamento de equipamentos necessários para montagem imediata de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região. As unidades são indispensáveis para tratar casos graves da doença.

Conforme Resende, o município alvo destes leitos ainda será definido por secretários municipais de Saúde e prefeitos do lado sudoeste do Estado. Nem Guia Lopes, nem Jardim têm leitos de UTI instalados. Hoje, casos de alta complexidade são encaminhados para Campo Grande.

O secretário estadual assegurou repasses financeiros para custear o funcionamento destes leitos. Intensivistas e enfermeiros devem ser contratados pelo município responsável por comportar as novas unidades.