As Fonoaudiólogas Rhanny Leão e Lígia Montenegro que atuam na Clínica Divertidamente participaram do Podcast do Noticidade e durante o episódio deram diversas dicas sobre fonoaudiologia, principalmente para crianças.
Entre diversos assuntos, elas falaram sobre o uso inadequado e excessivo de telas que pode levar a um atraso no desenvolvimento da linguagem, afetar a interação social, o que diminui a oportunidade de comunicação real, prejudica a atenção e concentração, e contribui para o sedentarismo. A interação face a face e a comunicação verbal com pais e cuidadores são essenciais para o desenvolvimento da fala, algo que as telas não conseguem substituir. O excesso de telas também está ligado a distúrbios do sono e instabilidade de humor das crianças.
A interação precoce e excessiva com celulares, tablets e TVs pode comprometer diretamente o desenvolvimento da linguagem infantil. Muitos pais recorrem a esses aparelhos para entreter os pequenos e, assim, conseguirem realizar suas atividades diárias. No entanto, essa prática costuma acarretar atrasos na fala e traz prejuízos ao desenvolvimento natural das crianças.
De acordo com as fonoaudiólogas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda o uso de celulares em crianças com menos de 2 anos, e as diretrizes incluem limitar o tempo a no máximo uma hora diária para crianças entre 2 e 5 anos. Estas recomendações visam proteger o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, prevenindo sedentarismo, problemas de sono, e impactos negativos na saúde mental e comportamental.
Podcast – A entrevista com as profissionais foi transmitida Ao Vivo no Facebook, e também está a disposição na plataforma do Youtube (link abaixo).