Publicado em 04/05/2020 às 13:58,

Falha em aplicativo ‘Caixa TEM’ obriga população a ficar até 4 horas na fila

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Sistema do aplicativo simplesmente não funciona para a maioria das pessoas. Fotos: Noticidade

Trabalhadores aprovados para receber o Auxílio Emergencial têm enfrentando dificuldades para movimentar e sacar o benefício depositado nas poupanças digitais da Caixa Econômica Federal (CEF) - e contribuído para as longas filas nas portas das agências.

Um dos motivos para essa dificuldade é uma falha de acesso ao aplicativo Caixa TEM, usado para movimentar essa poupança. Usuários dizem não conseguir fazer operações básicas com o app desde o início do depósito dos benefícios. Para ter acesso ao auxílio emergencial de R$ 600 em dinheiro, é preciso requisitar o saque e gerar um código pelo celular, por exemplo.

Mas uma alteração simples de configuração no celular do beneficiário pode resolver o problema. Veja como: Em um dos principais erros relatados nas redes sociais, um aviso de "Application Disabled" aparece antes mesmo de inserção dos dados cadastrais. Nesse caso, basta aceitar as permissões do aplicativo no celular, conforme o banco confirmou. O caminho para dar as permissões necessárias é o seguinte: Vá em "Configurações" ou equivalente no seu celular; Procure por "Aplicativos" e selecione o app Caixa TEM; Dê permissão aos itens "Telefone" e "Armazenamento".

Tanto em Sidrolândia, como em Maracaju, a semana começou com filas extensas na porta das agências, nesta segunda-feira (04) a reportagem do Noticidade apurou que a grande maioria das pessoas foram aprovados no benefício, mas não estão conseguindo fazer as transações pelo aplicativo e ficam horas na “fila digital” até desistirem.

Sem informação ou outra alternativa, as pessoas vão para a fila da Caixa que dobra a esquina e registra até 4 ou mais horas de espera, expondo as pessoas no sol, em pé e arriscando a saúde tendo em vista que não há nenhum controle de distanciamento entre elas.

A gerente local da Caixa em Sidrolândia, disse que a demanda por atendimento na agência aumentou muito nos últimos dias, hoje são em média 250 atendimentos.

Em Maracaju, também de acordo com a gerência local, estão sendo adotados serviços de pré-atendimento na fila para identificar pessoas do grupo de risco, tirar dúvidas e distribuir senhas.

Muitas pessoas que não conseguiram movimentar o dinheiro pelo aplicativo, após horas na fila enfim conseguem receber o dinheiro do auxílio com a ajuda dos funcionários da caixa e por isso cada vez mais pessoas se obrigam a enfrentar a fila. A caixa não deu mais detalhes sobre as falhas no aplicativo, a única justificativa do banco é que as instabilidades ocorrem pelo excesso de usuários usando ou tentando usar o aplicativo ao mesmo tempo.