A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) participou do Podcast do Noticidade na última sexta-feira e confirmou que vai pretende disputar uma cadeira na Câmara federal.
“Estamos com um novo projeto, estou no quarto mandato como deputada estadual, creio que já dei minha contribuição na Assembleia Legislativa, e agora estou como pré-candidata a deputada federal, sabemos que desta forma teremos mais recursos para poder ajudar nossos municípios, precisamos de pessoas na câmara federal com coragem, pulso firme, que possam fazer o enfrentamento das causas como insegurança jurídica, direito a propriedade, defesa da família, de uma saúde pública decente e inclusive a maior parte dos recursos da saúde deveriam ficar nos municípios e não na união, pois é aqui que o povo vive”, destacou ela.
Durante a entrevista, Mara falou abertamente sobre vários assuntos, contou um pouco de sua trajetória e falou sobre o sucesso de seus mandatos que foram feitos com muita proximidade a população, ela também destacou a união em torno do grupo de Reinaldo Azambuja e do governador Eduardo Riedel que tem conquistado parcerias importantes no municipalismo e atendimento as comunidades. “Vejo meu trabalho como uma missão de transformar a vida de muitas pessoas”, disse ela.
O episódio 103 com Mara Caseiro foi transmitido ao vivo pelo Facebook, mas também está disponível em nosso canal no Youtube. (Link abaixo).
Mara tem muita experiência na política, foi eleita em 1996 a vereadora mais votada na história de Eldorado. Foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara Municipal e, em 2000, tornou-se a primeira mulher eleita para a Prefeitura de Eldorado. Em 2004, foi reeleita para o cargo, totalizando oito anos de administração municipal. Neste período, os moradores de Eldorado alcançaram uma nova realidade de vida. O asfalto atingiu 85% da cidade, sete postos de saúde foram deixados em pleno funcionamento e cinco ambulâncias foram adquiridas.
A gestão de Mara conquistou a instalação da usina Rio Paraná, gerando mais de 300 empregos e a reabertura do frigorífico que produziu cerca de 600 empregos. A implantação de programas sociais também trouxe a redução da desigualdade social para Eldorado, assim como a construção de 320 casas populares, um marco da habitação que beneficiou centenas de famílias. A administração municipal de Mara Caseiro chegou ao fim dos dois mandatos com 92% de aprovação e mais de R$ 2 milhões empenhados para investimentos nas mais diversas áreas.
Em 2010, Mara Caseiro foi eleita deputada estadual, sendo reeleita para o segundo mandato em 2014. Com parlamentar, apresentou projetos importantes para a população, que se tornaram leis, como a destinação de 5% das vagas em obras públicas para as mulheres, a campanha de conscientização dos prejuízos do uso do crack pelas gestantes, a prioridade de matrícula nas escolas da rede pública para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e a punição a quem constranger mães que estiverem amamentando em ambientes públicos.
Mais de 50 municípios de Mato Grosso do Sul, sobretudo do Conesul e Sul-Fronteira, foram beneficiados com indicações de Mara Caseiro. Uma das principais vitórias de seu mandato foi o recapeamento da MS-295, em toda a extensão da Guairaporã, via essencial de escoamento da produção agrícola e pecuária do estado. Outra conquista importante foi a pavimentação da MS-180.
Mara Caseiro trabalhou ativamente em defesa dos direitos das mulheres. Foi a primeira parlamentar a trazer o debate por meio de audiência pública da importância da aplicação da Lei Maria da Penha. Também atuou contra a violência doméstica e em ações de conscientização à saúde da mulher como, por exemplo, a implantação da campanha Outubro Rosa em Mato Grosso do Sul. Integrou diversas CPI's como a da Telefonia, Saúde, Enersul e Cimi. Também foi presidente da comissão permanente de Saúde e participou das comissões de Educação, Assuntos Agrários, Execução Orçamentária, Turismo, Indústria e Comércio.
Em 2018, recebeu 23.813 mil votos, ocupando o 13º lugar entre as 24 cadeiras legislativas. No entanto, devido ao sistema proporcional de voto, ficou com a primeira suplência da coligação do PSDB, PROS e DEM.
Em fevereiro de 2019, a convite do governador Reinaldo Azambuja, Mara Caseiro assumiu o cargo de diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Neste período, conseguiu implementar diversas ações como o Arraial da Concha, a abertura do edital do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e a volta do Conselho Estadual de Políticas Culturais, que estava inexistente há quatro anos.
Um ano e 9 meses depois, Mara Caseiro tomou posse da cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no lugar do saudoso deputado estadual Onevam de Matos que morreu em novembro de 2020. Na mesma data, ela assumiu a liderança do governo estadual na Casa de Leis, tornando-se a primeira mulher na história de Mato Grosso do Sul a estar nessa função.
Como deputada estadual, Mara Caseiro fez mais de mil indicações de melhorias em todo o Estado. Ao todo, dos 80 projetos de Leis apresentados nesse período, 45 tornaram-se leis em benefício da população. Como resultado de todo o trabalho, a parlamentar obteve expressiva votação nas eleições de 2022. Com 49.512 votos, ela ficou em primeiro lugar, como deputada mais votada desse pleito.