Publicado em 14/05/2020 às 17:38,

Em oito dias número de casos de covid-19 em MS cresce 56,9% e chega a 452

G1 MS,
Cb image default
Divulgação

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta quinta-feira (14) mais 22 novos casos de covid-19. Com isso, o estado totaliza 452 registros da doença. Outros 78 casos suspeitos estão em investigação.

Nos últimos oito dias, entre 7 e 14 de maio, foram confirmados 164 casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. A quantidade representou um aumento de 56,9% em relação aos 288 registros que o estado acumulava até o dia 6 de maio. A média neste período é de 20,5 novos casos por dia.

Dos novos casos confirmados nesta quinta-feira, 6 foram em Guia Lopes da Laguna, 5 em Campo Grande, 3 em Dourados, 3 em Ribas do Rio Pardo, 2 em Três Lagoas e 1 em Ponta Porã, Paranaíba e Naviraí.

Com os novos registros, Campo Grande tem 167 casos, Três Lagoas 77, Guia Lopes da Laguna 52, Dourados 24, Brasilândia 15, Jardim 14, Sonora 13, Nova Andradina 12, Chapadão do Sul e Ribas do Rio Pardo 9, Batayporã, Bonito, Corumbá e Coxim 6, Ladário 5, Ponta Porã e Sidrolândia 4, Paranaíba e Bataguassu 3, Amambai, Vela Vista, Mundo Novo e Naviraí 2, Alcinópolis, Jateí, Miranda, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Vicentina e Tacuru, 1, cada.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao analisar os números sobre o avanço da doença no estado, manifestou novamente preocupação com a situação de Guia Lopes da Laguna. Disse que o município é um dos que tem uma das maiores incidências da doença no país e o apontou como um exemplo de como somente uma pessoa contaminada pode disseminar a doença, levando mais de 50 a serem infectadas.

Resende também comentou sobre o primeiro caso na população indígena, o de uma mulher de 35 anos, moradora da aldeia Bororó, em Dourados. Disse que o plano de ação elaborado com o Distrito de Saúde Indígena e a secretaria municipal de Saúde do município deu resultado, já que a unidade sentinela detectou essa ocorrência o que está possibilitando que todas as 43 pessoas que tiveram contato com ela na aldeia e no frigorífico em que trabalha, sejam testadas e monitoradas pelas autoridades de saúde.

Em relação a situação das pessoas infectadas com o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, a secretaria destaca que 215 estão recuperadas da doença, 206 estão em isolamento domiciliar, 17 estão internadas e 14 morreram.

A morte mais recente foi confirmada nesta quinta-feira também. A vítima é um homem de 38 anos, morador de Campo Grande, que tinha diabetes, era cardiopata e também obeso.

Segundo a SES, o paciente estava internado desde o dia 30 de abril em um hospital particular de Campo Grande e no dia 1º com o agravamento do quadro de saúde foi transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI). Na madrugada desta quinta-feira ele não resistiu e morreu.

Com isso, em Mato Grosso do Sul contabilizam-se 5 óbitos em Campo Grande, 3 em Três Lagoas, 2 em Batayporã, 1 em Paranaíba, 1 em Vicentina, 1 douradense que morreu em Tocantins e, o mais recente, 1 óbito de Brasilândia.