Buscar

Cresce número de invasões de contas do Instagram em Sidrolândia e Maracaju

Cb image default
Reprodução Redes Sociais 

Neste ano dobrou o número de registros de invasões em contas do Instagram em moradores de Sidrolândia e Maracaju. As vítimas são aleatórias, pessoas comuns, influenciadores e até empresas estão sofrendo ataques e na maioria das vezes não conseguem recuperar suas contas nesta rede social.

O número de vítimas é ainda mais expressivo, pois cerca de 70% das pessoas que sofrem esse golpe não registram as ocorrências na polícia, apenas tentam reaver informando o próprio aplicativo. Em alguns casos, o golpista entra em contato com a vítima e oferece a conta de volta se a pessoa pagar valores por meio de PIX. Os valores variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil dependendo do número de seguidores da conta, porém nada garante que pode ser outro golpe.

Um dos golpes que tem sido mais falados atualmente é realizado a partir da invasão de contas. Nesses casos, o invasor anuncia produtos usados por preços muito baixos para os seguidores da vítima da invasão.

Ao ver preços tão atrativos, rapidamente as pessoas entram em contato com a conta e fazem um PIX, acreditando que quem está vendendo é uma pessoa que elas conhecem. Mas o que acontece é que elas nunca recebem os produtos comprados.

Também existem casos em que os golpistas divulgam investimentos, normalmente em bitcoin, com retornos milagrosos. E ainda tem os casos mais sofisticados, onde os cibercriminosos usam vídeos do dono da conta e pedem ajuda financeira, com o uso de deepfake, artifício que muda o que a pessoa está falando no vídeo.

Como uma conta é invadida?

São diversas as formas que esses invasores utilizam para enganar os seguidores da conta roubada. Mas o ponto principal é saber como um hacker invade o Instagram, para poder se prevenir.

A invasão pode ocorrer de diferentes maneiras, mas as principais são:

Utilizando um link que instalam malwares - Nesses casos, o dono da conta recebe um link por mensagem ou clica em um link divulgado por um perfil falso. A partir desse momento é instalado um tipo de vírus, chamado de malware, que permite o roubo dos dados da conta.

Através de dados conseguidos por meio de vazamentos - Quando ocorre um vazamento de dados muitas informações sensíveis podem ser disponibilizadas para pessoas mal-intencionadas. As senhas são algumas dessas informações que podem ser espalhadas por aí. Nesses casos, os hackers descobrem algumas senhas do usuário e tentam acessar a conta.

Uma vez que os invasores conseguem acessar a sua conta, eles alteram todos os dados de acesso, como o e-mail cadastrado, número de telefone e senha. O que dificulta a recuperação da conta.

O que fazer se a sua conta for invadida

Agora que você já sabe como um hacker invade o Instagram, é preciso saber o que fazer caso isso aconteça com você.

Caso você tente acessar sua conta do Instagram com a sua senha e não conseguir, pode ser que sua conta tenha sido invadida. Para ter certeza, procure no seu e-mail de cadastro uma notificação do Instagram sobre a mudança de e-mail ou senha. Pode ser que esse e-mail tenha passado despercebido.

Se você encontrar um email de solicitação de mudança de cadastro da sua conta, sem ter realizado essa solicitação é hora de entrar em contato com o suporte do Instagram. Não se esqueça também de avisar todos os seus amigos e familiares para que eles não caiam em golpes.

Nem sempre é fácil conseguir recuperar uma conta de Instagram roubada, mas vale a pena tentar. Siga o passo a passo abaixo:

Abra o aplicativo e na página de login, clique em “Esqueceu seus dados de login? Obtenha ajuda para entrar”;

Preencha os dados na conta e clique em “Preciso de mais ajuda”. Agora você deve inserir o e-mail em que a conta estava cadastrada e clicar em “Minha conta foi invadida”. Depois é enviar a solicitação

A partir daí, o Instagram entrará em contato para pedir mais informações para recuperar a conta.

Dicas para evitar uma invasão

Mais importante do que saber como um hacker invade o Instagram e o que fazer caso você passe por isso, é saber como se prevenir para que isso não aconteça. Para isso, separamos algumas dicas para ajudar a proteger a sua conta e não passar por isso.

1. Evite clicar em links de fontes desconhecidas

Sempre desconfie ao receber links que não foram solicitados. Evite também clicar em links disponíveis no Instagram.

2. Verifique todas as informações de perfis e marcas

Quando seu perfil for seguido por uma marca ou pessoa desconhecida, pesquise na internet se aquele é mesmo o perfil da marca antes de seguir de volta. Assim você evita confiar em perfis falsos que são usados para esses golpes.

3. Utilize a autenticação de dois fatores

O próprio Instagram oferece a opção de autenticação de dois fatores para acessar a sua conta. Dessa forma, além de inserir a sua senha é preciso digitar um código recebido por SMS no celular cadastrado para fazer o acesso.