Buscar

Covid-19: Mapa atualizado da SES aponta que Maracaju e Sidrolândia estão na faixa vermelha

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde, ontem (09), atualizou o grau de risco dos 79 municípios - referentes à 49ª semana epidemiológica do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) e encaminhou as novas recomendações, para o período de 13 a 19 de dezembro, aos prefeitos. A covid-19 continua avançando, Maracaju e Sidrolândia apareceram na faixa vermelha.

O Boletim epidemiológico de Maracaju, divulgado ontem (9), demonstra que mais 45 casos novos foram registrados, os casos em investigação também aumentaram para 134 casos. O número de curados, 726, permanece. O boletim consta que 359 pessoas estão em isolamento domiciliar e 21 estão em internação hospitalar. No total, desde o início da pandemia, 1.116 pessoas testaram positivo para a doença.

Já o Boletim epidemiológico de Sidrolândia, divulgado hoje (10), consta que 4 casos novos foram registrados. O número total de casos confirmados, até o dia de hoje, é de 2.293 pessoas, sendo que 2.235 já foram curadas da doença. Conforme as informações, 82 pessoas estão em isolamento domiciliar e 54 ainda aguardam resultado do exame do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, afirmou que estão trabalhando para viabilizar a vacina. “Pedimos o máximo de consciência da população, que evitem situações de risco.Temos orçamento para comprar a vacina e assim que tivermos oportunidade vamos adquiri-la para atender à nossa população. Neste meio tempo o mais importante é que as pessoas se cuidem e tenham consciência para cuidar do coletivo".

A iniciativa de atualizar semanalmente e não quinzenalmente, como definido pela metodologia do Programa, se deve ao expressivo aumento de municípios na faixa vermelha no período: de 26 para 45 (quase o dobro).