Publicado em 28/07/2020 às 08:11,

Com lotação em 100%, Santa Casa que é referência em MS tem colapso em leitos de UTI

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: Divulgação Santa Casa 

Menos de uma semana após inaugurar 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Santa Casa de Campo Grande anunciou ontem que está com 100% dos leitos UTI de pacientes que não são casos de Covid-19 ocupados.

Em nota, o hospital também relata falta de ventiladores pulmonares eletrônicos e a necessidade do retorno do uso do ambu - da sigla em inglês para Unidade Manual de Respiração Artificial, que demanda a necessidade contínua de um profissional de saúde para manuseá-lo. Este respirador manual é usado em casos excepcionais, apenas quando há falta do eletrônico.

A Santa Casa é o hospital de Campo Grande que recebe pacientes de casos graves e gravíssimos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em casos que não são covid-19, como problemas de saúde e acidentes de trânsito, por exemplo.

São estes os leitos que estão totalmente ocupados, enquanto os instalados para Covid continuam com capacidade de internação.

"Precisamos conscientizar as pessoas, os hospitais estão entrando em colapso e a Santa Casa é hoje o único hospital a receber casos gravíssimos não-covid e, neste momento, atingimos 100% de ocupação nas UTIs adulto do hospital", diz a nota. 

Em coletiva de imprensa nesta tarde, Kanamura fez apelo para que a população evite reuniões com bebidas alcoólicas e o trânsito, situações que podem fazer as pessoas precisarem de atendimentos de urgência e emergência. Lembrou ainda das atividades domésticas que podem causar acidentes com fogo. “Hoje não temos onde colocar um paciente queimado”. 

A Santa Casa de Campo Grande é referência nos casos de alta complexidade e recebe inclusive pacientes de Sidrolândia e boa parte do interior do estado em condições de gravidade extrema. 

Cb image default