Publicado em 26/09/2019 às 20:53,

Carta de Bonito traz compromisso com inovação, sustentabilidade e comércio multilateral

Midiamax,
Cb image default
Divulgação

Reunidos por dois dias sob o tema “Promovendo Inovação e ações para melhorar novas soluções para sistemas de produção de alimentos”, ministros da Agricultura de cinco países assinaram, no final desta quinta-feira (26), documento intitulado Carta de Bonito. Recebidos pela ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina (DEM), eles trataram sobre questões de interesse comum voltadas para o desenvolvimento agrícola dos países envolvidos, com perspectivas para cooperação entre eles.

“São 27 parágrafos, mas são pontos importantes. Nós tratamos da inovação e a tecnologia para o setor da agricultura dos nossos países. Isso é muito importante, isso vem caminhando rapidamente e isso foi uma das coisas que todos tiveram consenso, nesse trabalho de biotecnologia, nanotecnologia”, explicou Tereza Cristina.

Conforme a ministra, também foram tratadas questões voltadas às startups que hoje são importantes para melhorar processos da agricultura, além do comércio para que seja baseado na ciência e não baseado em questionamentos que não refletem a realidade.,”Que sempre sejam realizados na ciência. A ciência é que vai dar o tom do comércio entre nós”, comentou, fazendo menção a recentes críticas sobre a agropecuária brasileira que foi relacionada a problemas de desmatamento e incêndios na Amazônia.