Publicado em 15/10/2020 às 14:22,

Após ventania de terra, a chuva tão esperada chegou e deve ficar até o final do mês, conforme CEMTEC

Suélen Duarte - Noticidade,
Cb image default
Foto: Ivanildo Gonçalves/Cemtec

Nesta quarta-feira (14), em Sidrolândia, no período da tarde, houve uma grande ventania de terra. Quem limpou casa ou lavou roupa ficou “chocado” com a grande quantidade de terra que foi levantada pela ventania. No início da noite a chuva tão esperada, pelo menos pela grande maioria, chegou e, de acordo com o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o NCEP/NOAA (Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos) divulgou que ela deve ficar até o final do mês.

O alívio dos dias quentes compensou toda terra que adentrou as casas. A chuva estava sendo esperada desde a semana passada, quando uma tempestade inesperada chegou até a Capital, com direito a granizo em algumas localidades, mas veio para o município como uma rápida garoa. Os meteorologistas haviam alertado que uma tempestade estava se aproximando do estado, mas estava prevista para essa semana.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que nesta quinta, em Sidrolândia, a temperatura máxima 37ºC e a mínima 23ºC e vai ter pancadas de chuvas durante a tarde inteira e a noite, a umidade do ar está entre 35% e 95%. Ainda de acordo com o inmet, as chuvas seguem até o domingo (18), a temperatura deve oscilar entre 20ºC e 39ºC. Devido ao aquecimento global, o tempo é instável, portanto, é necessário que todos previnam-se e andem com guarda-chuva ou capa.

Em Maracaju, o INMET também prevê chuva até domingo (18). Nesta quinta a temperatura consta máxima 35ºC e a mínima 22ºC, umidade relativa do ar oscila entre 40% e 90%. Nos próximos dias, a temperatura varia entre 18ºC e 36ºC.

A última chuva significativa e com grandes acumulados de forma frequente ocorreu entre 16 a 22 de agosto, desde então ocorreram chuvas de forma isolada e que não foram suficientes para sairmos da condição de tempo seco. Espera-se que as chuvas ocorram de forma generalizada e com acumulados significativos em até 40 milímetros no período, possibilitando o fim da estiagem.