Buscar

Sidrolandense recebe primeiro coração doado no Estado em 2020

Cb image default
Foto: Arquivo Pessoal 

O sidrolandense Emerson Jaime de Lima de 37 anos passou por uma cirurgia de transplante de coração na tarde deste domingo (05) na Santa Casa de Campo Grande.

Bastante conhecido em Sidrolândia, filho da Servidora Pública Municipal "Lena", Emerson era Operador de Máquinas Agrícolas e foi aposentado após ter complicações graves no coração em 2016, passou por várias cirurgias e precisava urgentemente de um transplante. 

 Ele recebeu o primeiro coração doado e captado em 2020.

O Doador é de Cassilândia, Leonardo Alves Lima, de 21 anos, ele não resistiu aos ferimentos do acidente de trânsito ocorrido numa estrada vicinal em Chapadão do Sul, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Santa Casa, ele teve traumatismo craniano, e foi diagnosticado com morte encefálica neste domingo (5).

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Campo Grande 

O procedimento só foi possível graças à generosidade da família do doador.

Doação beneficiou seis vidas - Com a doação, no total, seis pessoas foram ajudadas através dos transplantes. As operações envolveram vários profissionais do hospital e de outro Estado para que o coração, fígado, rins e córneas do doador pudessem ser captados e depois transplantados.

O fígado doado foi captado e levado pela equipe de Brasília para ser implantado em um paciente que também esperava há anos pelo transplante.

Além disso, as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital para análise e, posteriormente, serem transplantadas.

Os dois rins permaneceram no hospital, sendo que o primeiro foi transplantado durante a tarde em um paciente de 41 anos morador da Capital e o segundo rim, foi implantado no período noturno em um paciente de 36 anos morador de Miranda.