Buscar

Após 28 dias sem previsão, INMET aponta pancadas de chuvas em Maracaju e Sidrolândia

Cb image default
Foto: Geone Bernardo

Após 28 dias sem previsão de chuvas, finalmente, o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) divulgou que elas devem voltar gradativamente a partir deste final de semana. Entretanto, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que hoje (18), Maracaju e Sidrolândia já tem possibilidade de chuva.

Conforme a especialista em meteorologia do Cemtec/Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Franciane Rodrigues, há um deslocamento de uma frente fria pelo centro sul do país, havendo então uma mudança da circulação de vento em níveis médios da atmosfera, permitindo o retorno das primeiras pancadas de chuvas ao nosso estado. “A previsão é de pouca chuva ainda, porém será uma mudança significativa, já que o estado vem sofrendo com os efeitos do tempo mais seco”, informou no boletim desta sexta.

De acordo com dados do INMET, em Maracaju, hoje, os termômetros marcam mínima 21ºC e máxima 37ºC, o dia será com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada durante o dia inteiro. Já o sábado não há previsão de chuva, o dia inteiro deverá ser encoberto por nuvens, tendo mínima de 19ºC e máxima de 31ºC, no domingo pode chover, a mínima deve registrar 20ºC e máxima 29ºC.

Em Sidrolândia, o INMET afirma que hoje o dia será de muitas nuvens e só a noite poderá chover, a mínima consta 22ºC e a máxima 40ºC. No sábado, sem possibilidade de chuva, a temperatura mínima poderá atingir os 20ºC e a máxima 33ºC. No domingo, com intensidade dos ventos fracos, há possibilidade de chuva, mínima fica em 21ºC e máxima em 30ºC.

Visto que, nesta semana, nas duas cidades, a umidade relativa do ar atingiu mínima de 10%, essas chuvas, tão esperada por todos, aumentarão a porcentagem. A umidade do ar deve variar entre 80% e 30%.