Buscar

André e Riedel oscilam para cima e Marquinhos para baixo na 3ª fase de pesquisa

Cb image default
André Puccinelli, Eduardo Riedel e Marquinhos Trad são candidatos ao governo de MS.

A terceira rodada da pesquisa Novo Ibrape/Campo Grande News para o governo de Mato Grosso do Sul mostra que os candidatos André Puccinelli (MDB) e Eduardo Riedel (PSDB) oscilaram para cima, enquanto Marquinhos Trad (PSD) oscilou para baixo.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, André Puccinelli tem 24,2%, Eduardo Riedel aparece com 15,6%, seguido por Marquinhos, que tem 14,9%. Riedel e Marquinhos estão empatados na margem de erro que é de 2,5% para mais ou para menos.

Candidata do União Brasil, Rose Modesto registra 12,7% das intenções de votos. Na sequência, aparece o Capitão Contar (PRTB), com 10,1%. Giselle Marques, do PT, surge com 2,9%. Os demais concorrentes do Psol e do PCO não chegam a um dígito. Adonis Marcos tem 0,39% e Magno Souza, 0,26%. Cabe lembrar que o candidato do PCO teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Dos entrevistados, 12,3% não souberam responder, enquanto 6,3 % não votariam em nenhum deles.

No comparativo com a pesquisa divulgada em 22 de agosto, Pucinelli oscilou para cima, naquela ocasião aparecia com 23,7%. Riedel passou de 15,4% para 15,6%. Já Marquinhos Trad oscilou para baixo, pois em 22 de agosto tinha 15,2%. Os demais candidatos seguem estáveis. 

Cb image default

Gráfico da pesquisa estimulada para governador. (Ilustração: Novo Ibrape)

Rejeição e indecisos – O candidato com maior rejeição é André Puccinelli (20,1%), seguido por Marquinhos Trad (12%) e Giselle Marques (6,3%). A pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes, mostra muitos eleitores indecisos sobre o voto para governador: 69,2%.

Senado - Se as eleições fossem hoje, Tereza Cristina (PP) seria eleita senadora por Mato Grosso do Sul, com 35,2% dos votos.

Odilon de Oliveira (PSD) ocupa a segunda posição, com 19,8% das intenções de voto, enquanto Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) tem a simpatia de 11,3% do eleitorado, conforme a amostragem.

O professor Tiago Botelho (PT) surge em quarto, com 7%. Jefferson Bezerra (Agir) tem 2,2%. Anizio Tocchio (Psol) aparece com 1,3%. A maior rejeição é contra Mandetta (13,3%) e Tiago Botelho (12%).

A pesquisa espontânea retrata muitos eleitores indecisos: 79,87% não sabe ou não respondeu. 

Cb image default
Gráfico da pesquisa para senador. (Ilustração: Novo Ibrape) 

A pesquisa Novo Ibrape/Campo Grande News entrevistou 1.540 eleitores entre os dias 5 e 10 de setembro, em 28 municípios de Mato Grosso do Sul. A margem de erro do levantamento é de 2,5%, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números MS-01600/2022 e BR-09838/2022.