Publicado em 05/01/2023 às 16:43,

Agricultura Familiar de Sidrolândia e mais 7 municípios comercializou 2,4 mil toneladas de alimentos

Redação - Noticidade,
Cb image default
Agricultura Familiar no Assentamento Eldorado em Sidrolândia. (Foto: Arquivo) 

Os agricultores familiares de Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Terenos, Campo Grande, Rochedo, Ribas do Rio Pardo e Dois Irmãos do Buriti comercializaram aproximadamente 2,4 mil toneladas de alimentos em 2022.

Os produtos são vendidos no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizado na Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa).

Os principais itens comercializados foram: abóbora (80%), alface (50%), mandioca (45%), banana (35%), couve (30%), quiabo (29%), jiló (25%), cebolinha (23%), pepino (20%), limão (18%), agrião (15%), rabanete (15%) e maxixe (12%). A gerente de desenvolvimento agrário da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Izabel Cristina Pereira, apontou que as vendas têm aumentado gradativamente nos últimos anos.

Cb image default
Centro de Comercialização, Ceasa em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Sidrolândia é o maior do Estado em número de assentamentos, ao todo são 27. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, as principais demandas dos Agricultores Familiares do município atualmente são de acesso a Crédito, Implementos Agrícolas, Tecnologias Agrícolas para Produção, Acompanhamento Técnico, acesso a Subsídios para compra de Estufas para Horticultura, dentre outros.

A Prefeitura tem sido parceira dos agricultores adquirindo produtos para a rede municipal de ensino. Sidrolândia tem superado a meta estabelecida pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), onde 30% do valor repassado pelo órgão deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades. A Prefeitura consegue adquirir para à cozinha piloto, responsável pela preparação da merenda escolar, uma variedade muito grande de produtos como legumes, verduras, frutas e polpas de frutas naturais.