Buscar

Realizada a 1ª mastectomia pelo SUS no Estado

Cb image default
Divulgação

“Apesar de me sentir e ser homem, eu sempre gostei dos meus seios. Realizei a cirurgia para retirada da mama apenas para que a sociedade possa me respeitar, para que eu possa andar sem camisa na praia, num parque. Vivenciei um episódio de discriminação que me marcou muito e aí decidi que era hora de fazer a cirurgia”, relata Flamariom Patrízio Diniz, 25 anos, primeiro paciente transexual que realizou uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para retirada dos seios. A cirurgia foi realizada pelo ospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) e contou com uma equipe de mastologistas, cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e instrumentadores

Nascido com o nome de Patrícia Diniz Amorim, o tatuador nunca se sentiu mulher. Para a assessoria o tatuador relatou que quando tinha sete anos se apaixonou por uma professora, porém não era um sentimento de mulher apaixonada por outra. Ele se sentia um homem apaixonado por uma mulher. Jpa aos 14 anos ele se relacionou com uma mulher e começou a estudar os transgêneros. Em 2015 Flamariom iniciou tratamento psicológico e psiquiátrico e, no ano seguinte, começou o tratamento hormonal em um hospital de Campinas-SP. Seu nome é em ao avô materno.

Ainda conforme a assessoria em alguns dias Patrízio receberá alta. De acordo com a mãe do paciente, ela sempre percebeu que o filho era homem e deixou claro que não tinha problema ele gostar de mulheres. “Hoje meu filho e eu realizamos um sonho e estamos muito felizes por ele poder adequar seu corpo ao que ele é em essência”, revela a mãe.